[weglot_switcher]

Pague com cartão contactless ou faça compras online. Eis as recomendações do Banco de Portugal

O Banco de Portugal (BdP) recomenda que os portugueses utilizem os cartões contactless na hora de fazer pagamentos e aconselha que realizem compras online.
17 Março 2020, 12h12

“Se fizer compras online, evite evite pagar no momento da entrega dos bens. Nas compras presenciais, pague, se possível, com contactless“, diz o supervisor da banca em comunicado.

“Dada a evolução da epidemia de coronavírus e num momento em que se incentiva a adoção de medidas de contenção, o Banco de Portugal aconselha a que, sempre que possível, os cidadãos optem por efetuar as suas compras online“, lê-se na nota.

Nas compras online, os portugueses devem privilegiar o pagamento dos produtos adquiridos na página oficial da internet dos comerciantes. Este pagamento pode ser realizado através do homebanking ou através das apps dos bancos nos quais os clientes têm contas bancárias. Mas, lembre-se, “é de evitar o pagamento no ato da entrega dos bens ou serviços”, realça o BdP.

Em relação às compras presenciais, que envolvem a deslocação dos consumidores ao espaço físico das lojas, o BdP recomenda a utilização de cartões contactless no acto do pagamento. “Com a tecnologia contactless, o cartão ou o telemóvel não sai da mão do utilizador e não é necessário inserir o código pessoal no terminal (para compras até 20 euros)”, explica a instituição.

Na semana passada, a Associação Portuguesa dos Bancos (APB) tinha feito recomendações semelhantes. Além de aconselhar a deslocação a agências bancárias sempre que possível, a associação recomendou o público em geral a dar dar primazia aos pagamentos com cartão e, se possível, com cartões ‘contactless’ ou através de outros meios digitais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.