[weglot_switcher]

PCP quer creches gratuitas até 2023 para crianças até três anos

Medidas fazem parte do programa eleitoral do partido para as legislativas de outubro e serão apresentadas esta terça-feira.
16 Julho 2019, 13h58

O Partido Comunista Português (PCP) pretende que as creches sejam gratuitas até 2023 para todas as crianças até aos três anos de idade. “Isto significara um universo total de 270 mil crianças”, referiu o líder parlamentar do partido, João Oliveira, esta terça-feira em declarações à rádio Antena 1.

Esta é uma das medidas que fazem parte do programa eleitoral do partido para as legislativas de outubro e que serão apresentadas hoje. João Oliveira defende que “o Estado “devia garantir o acesso à gratuitidade da creche” de forma a proporcionar às famílias “a segurança e a certeza de poderem beneficiarem de uma solução gratuita”.

Uma medida que João Oliveira quer ver aplicada também na “dispensa gratuita de medicamentos para os doentes crónicos, para as famílias com carências económicas e também para doentes com mais de 65 anos”.

Já no setor dos transportes o líder parlamentar assume que “do ponto de vista da redução para as famílias dos preços dos passes é possível encontrar uma trajetória progressiva com o objetivo da gratuitidade”, e que considera esse é um objetivo pelo qual o Partido Comunista deve lutar, “vendo depois em concreto quais são as medidas que podem ser tomadas para que progressivamente se vá caminhando nesse sentido”.

Entre outras medidas do programa eleitoral consta também a proposta de reduzir a taxa máxima de IVA para os 21%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.