[weglot_switcher]

Persistir ou ceder? Constâncio debate papel dos bancos centrais na inflação

O vice-presidente do Banco Central Europeu discutiu o papel atual dos bancos centrais e da política monetária no controlo da inflação, no terceiro dia do Fórum do BCE, em Sintra.
28 Junho 2017, 13h21

A retoma da economia mundial tem sido “lenta e demorada”, uma questão que não pode ser ignorada no desenho de futuras políticas, segundo Vítor onstonstâncio. No terceiro dia do Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra, o vice-presidente da instituição recordou as palavras de ontem de Mario Draghi para abrir um debate sobre as difíceis decisões dos bancos centrais.

“O presidente [do BCE] Draghi mencionou os problemas de interpretação da folga [no mercado de trabalho] e da possibilidade de esta folga ser maior do que os indicadores oficiais mostram, e o que isso implica para a política monetária”, lembrou Constâncio num debate sobre ciclos empresariais, crescimento e política macro-económica.

No discurso de abertura do fórum, Draghi falou sobre a folga no mercado, ou seja, os trabalhadores que estão no mercado em part-time ou que não estão ativamente à procura de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar se o mercado estivesse mais forte. O italiano referiu que esta folga é um dos principais fatores que está a atrasar o processo de construir pressões reflacionárias na zona euro.

O BCE enfrenta neste momento dois desafios em simultâneo: alcançar o mandato de uma inflação próxima, mas abaixo de 2%, e ao mesmo tempo preparar o fim do programa de estímulos à economia da moeda única. Draghi sinalizou ontem que o banco central poderá estar a considerar alguns ajustes às medidas, mas ainda há incerteza sobre o caminho e o calendário que irá seguir.

Constâncio elencou algumas das opções que estão em cima da mesa, não só para o BCE, mas para outros bancos centrais que enfrentam os mesmos desafios. “Devemos persistir e continuar a acreditar que a inflação é um assunto de política monetária ou devemos ceder, como o mais recente relatório do Banco de Pagamentos Internacionais parece sugerir, e aceitar a ideia de que os bancos centrais e a política monetária não conseguem realmente controlar a inflação? Esta é a grande questão.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.