[weglot_switcher]

Por dia, mais de 100 pessoas recusam fazer o teste à chegada ao aeroporto de Lisboa

Quanto aos casos importados no aeroporto de Lisboa o especialista da ARSLVT refere que, nos primeiros 11 dias de janeiro, tem-se verificado um “número de casos bastante semelhante” ao que se registou no mês de novembro, altura em que se contabilizou 58 casos importados.
12 Janeiro 2021, 11h40

Diariamente mais de 100 cidadãos portugueses, ou com residência em Portugal, à chegada a Lisboa, recusam fazer teste ou não o trazem feito.

O alerta foi dado esta manhã, durante a reunião do Infarmed com especialistas e membros do Governo sobre a situação epidemiológica  da Covid-19 no país.

De acordo com Duarte Pedro Sousa Tavares, especialista do Departamento de Saúde Pública da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, quanto aos casos importados no aeroporto de Lisboa, nos primeiros 11 dias de janeiro, “verificamos um número de casos bastante semelhante face aquele de todo no mês de novembro”.

Feitas as contas, o responsável informa que em novembro existiam 58 casos importados e até ao momento, no mês de janeiro, já se verificaram 53 infeções importadas.

Esta informação, acrescenta o especialista, “é totalmente dependente do número de voos entrados no aeroporto de Lisboa”.

Quanto à situação epidemiológica nos outros países, Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), detalha que Dinamarca, Reino Unido, Suécia, Alemanha e Holanda onde índice de transmissibilidade desceu, observando que não têm adotadas “restrições homogéneas” para residentes e pessoas que chegam de outros países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.