[weglot_switcher]

Portugal e Cabo Verde assinam acordo de cooperação na Economia Azul

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves, assinam acordo de cooperação na Economia Azul.
6 Março 2018, 06h50

Portugal e Cabo Verde assinaram um memorando de cooperação na Economia Azul, numa cerimónia com a presença da ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e do ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves, que decorreu em Lisboa.

De acordo com o Executivo português, o acordo, neste fim-de-semana, define o “âmbito e as formas de cooperação com Cabo Verde nos domínios tecnológico e dos sistemas de informação utilizados nos portos para o transporte marítimo e intermodalidade, apoio técnico na valorização do pescado, na área da aquacultura, prospeção de novas espécies, assistência técnica e formação em várias áreas, bem como apoio na organização de eventos relacionados com o mar”.

O acordo assinado visa “estreitar ainda mais as relações entre os dois países no domínio do mar, dando continuidade à cooperação que tem vindo a ser desenvolvida neste âmbito”.

E prevê o entendimento entre o Governo dos dois países na finalização do modelo operacional da Escola do Mar de Cabo Verde, na capacitação técnica dos cursos de formação de marítimos e de mestres de pescas tendentes à certificação marítima.

O Governo liderado por António Costa explicou que o acordo é celebrado, tendo em conta o interesse no reforço das relações de cooperação entre os dois países no domínio da economia marítima e no Programa Estratégico de Cooperação Portugal – Cabo Verde 2017-2021, enquanto documento enquadrador das actividades de cooperação para o desenvolvimento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.