[weglot_switcher]

Preços da Eletricidade 2024: a fatura vai continuar a aumentar?

O Instituto Nacional de Estatística informou que o índice relativo aos produtos energéticos terá acelerado de -10,49%, em dezembro, para 0,19%, em janeiro. A eletricidade, essencial na vida diária, tornou-se então mais cara em janeiro de 2024, independentemente da comercializadora. Porquê?
20 Fevereiro 2024, 11h16

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aumentou a tarifa de acesso às redes, causando um impacto direto em todos e aumentando os preços da eletricidade em 2024. Mas houve mais alterações com o virar do ano, e quase todas elas resultaram em aumentos na fatura da luz. Saiba neste artigo o que aconteceu com os preços da eletricidade e como pode poupar em energia em 2024.

Houve aumentos no mercado regulado em 2024?

Para os 940 mil consumidores que se encontram no mercado regulado, a despesa com eletricidade aumentou aproximadamente 3%. Em termos práticos, isto significa que a fatura mensal de energia poderá subir entre 1 e 3 euros. Porquê? Porque houve um aumento de 316% na tarifa de acesso às redes, comum a todos os fornecedores, decidido pela ERSE. Este aumento é compensado por uma redução no custo estimado da energia comprada pelo Comercializador de Último Recurso (CUR), que a revende ao consumidor.

Mercado livre: quanto aumentaram os preços da eletricidade?

Em 2022 e 2023, Portugal beneficiou da tarifa de acesso às redes negativa, uma medida para contrariar a tendência de aumento nos preços da eletricidade. Contudo, em 2024, a ERSE optou por restabelecer as tarifas em valores positivos, embora inferiores aos de 2021. Esta mudança tem como objetivo manter a sustentabilidade do sistema elétrico nacional.

No mercado livre, onde operam cerca de 5,5 milhões de clientes, o aumento de 316% nas tarifas de acesso já teve repercussões nas faturas. Devido às diferentes estruturas de custos dos operadores, é difícil determinar o impacto exato, mas estimamos que alguns consumidores possam enfrentar aumentos na ordem dos 20%.

Atenção à potência contratada

No início do ano, destacam-se também alterações nos preços associados à potência contratada. A potência contratada determina a quantidade de eletricidade que um consumidor pode utilizar de forma simultânea. Quanto mais alta a potência, maior a capacidade de alimentar vários aparelhos ao mesmo tempo.

Importa ressaltar que as várias comercializadoras têm a autonomia para ajustar livremente este valor. Diante desta realidade, torna-se ainda mais imperativo recorrer ao ComparaJá para avaliar todas as opções disponíveis no mercado de energia, proporcionando aos consumidores a oportunidade de comparar a oferta das diferentes empresas. Esta abordagem possibilita não apenas a otimização da potência contratada conforme as tuas necessidades específicas, mas também a oportunidade de poupar consideravelmente ao fim do mês.

Qual a diferença na fatura de energia?

Para ver números reais, fizemos um estudo de caso com duas situações de consumo de energia diferentes. Simulámos o preço da eletricidade e gás que se pagou em dezembro de 2023 e em janeiro de 2024 com a mesma comercializadora. Incluímos também preços reais de faturas em janeiro de 2024, caso tivessem mudado para uma tarifa mais barata. 

Exemplo do Rui, que esperou pelo aumento dos preços para mudar

O Rui mora sozinho em Lisboa, num T1. Tem um consumo de cerca de 80kw eletricidade e 50kw gás por mês. Em dezembro, pagou 25 euros de eletricidade e 13 de gás. Dá uma fatura de energia de 38 euros. Mantendo a comercializadora e tarifa, em janeiro de 2024 o Rui pagou 27 euros de eletricidade e 13 de gás, o que representou um total de 40 euros.

Mas se o Rui no início do ano mudasse para a melhor tarifa para novo cliente em 2024, em janeiro acabaria a pagar apenas 29 euros de energia (23 de eletricidade e apenas 6 de gás). Por ano, conseguimos prever uma poupança de cerca de 100 euros neste caso.

Exemplo da família Pires, que mudou de comercializadora no início do ano

A família Pires é uma família numerosa, com um gasto de 300kw eletricidade e 150kw gás por mês. Também utilizam maioritariamente eletricidade, mas o esquentador é a gás. Em dezembro de 2023, pagaram 105 euros na sua fatura de energia, entre os 75 euros de eletricidade e 30 de gás. Com os aumentos, em janeiro receberiam uma fatura de energia de 82 euros de luz e 30 de gás, ou seja um total de 112 euros.

Mas mudaram para a melhor tarifa para novo cliente em 2024, o que significa que reduziram significativamente o seu gasto com energia. Receberam uma fatura de 66 euros de eletricidade e 16 euros de gás, ou seja 82 euros. No fundo, em apenas um mês pouparam 30 euros.

Como escolher a melhor tarifa?

Tem a liberdade de mudar para a melhor tarifa a qualquer momento, se o seu contrato não estiver a ser vantajoso, considerando que a maioria dos contratos de fornecimento de eletricidade não implica fidelização.

Este ano, sugerimos que atente às tarifas criadas para novos clientes, em cada comercializadora de energia, que têm melhores preços de eletricidade. As tarifas já existentes não estavam pensadas para o valor de acesso às redes que a ERSE impôs para este ano, pelo que não serão vantajosas para o cliente. Já as novas tarifas foram pensadas para captar clientes que desejem poupar, e portanto terão menos custos para o consumidor. Verifique connosco qual é a melhor tarifa do mercado para o consumo de energia em sua casa.

Pode haver novos aumentos nos preços em 2024?

Aumentos resultantes de regulações ou novas leis, como a tarifa de acesso às redes, ocorrem automaticamente, sem pré-aviso dos comercializadores. Quanto à possibilidade de aumentos em 2024, a ERSE reserva-se o direito de uma revisão extraordinária. Já no que toca a alterações individuais definidas pelos comercializadores, estas requerem uma notificação prévia de 30 dias aos clientes.

Em resumo, os preços da eletricidade em janeiro de 2024 refletem um aumento substancial, afetando diretamente os consumidores. A escolha informada por entre as várias tarifas de energia torna-se crucial para otimizar os teus custos mensais e garantir uma gestão eficiente do orçamento familiar.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.