[weglot_switcher]

Presidente Marcelo: “Votar amanhã é não desistir da liberdade de mandar no nosso futuro”

O Presidente da República apelou hoje aos portugueses para irem votar nas eleições europeias de domingo.
25 Maio 2019, 20h00

Marcelo Rebelo de Sousa apelou aos portugueses para irem votar nas eleições europeias de domingo, de forma a combater a elevada abstenção que se tem verificado nestas eleições.

“Votar amanhã é não desistir da liberdade de mandar no nosso futuro”, disse o Presidente da República na sua mensagem este sábado, 25 de maio.

“Peço-vos esse pequeno sacrifício que é não deixar nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é de todos. Até por uma razão muito simples, para no dia seguinte, não terdes, não termos, de recomeçar o queixume de que a Europa, a que pertencemos, está errada, de que a Europa não nos entende. Tudo porque a maioria esmagadora escolheu não escolher”, destacou.

Se a maioria esmagadora escolher “não dedicar, amanhã, uns minutos do seu tempo àquilo que vai determinar os próximos cinco ano da nossa vida” pode dar início, como em “tantos casos” à “fraqueza das democracias”. “Assim começou, vezes demais, o caminho para a sedução dos poderes absolutos”.

“Hoje, embora disso nos não demos conta, é tão importante o que se decide na Europa como muito do que se decide apenas em Portugal. E a Europa vai tomar, nos próximos meses e nos próximos anos, decisões fundamentais para o nosso futuro”, afirmou.

“Por isso, vos venho pedir que esqueçais o que vos desgostou na campanha eleitoral, ou a tentação de pensar que é um voto incómodo, um voto desinteressante, um voto desnecessário, ou o comodismo de achar que votar é para os outros, para os núcleos duros dos partidos, para os entendidos, para os mesmos de sempre”, sublinhou o Presidente da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.