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Maioria dos profissionais que utilizam assistente da Google para escrever emails e textos aceitam sugestões do robô

A tecnológica norte-americana divulgou recentemente alguns impactos concretos dos modelos de Inteligência Artificial nas empresas. O grupo hoteleiro IHG Hotels & Resorts é um dos que vai lançar novidades neste âmbito durante o segundo semestre: planeador de viagens.
16 Abril 2024, 17h52

Já está a ser possível mensurar o impacto dos desenvolvimentos da Inteligência Artificial (IA) nas empresas que trabalham com a Google Cloud. A maioria (70%) dos utilizadores corporativos que utilizam o sistema “Help me write” (“Ajuda-me a escrever”) para redigir textos no Docs ou emails pelo Gmail acabam por aceitar as sugestões dadas pelo “robô” Gemini (o antigo Bard).

Mais: a tecnológica norte-americana implementou este assistente para produção de código (Gemini Code Assist) no trabalho de um grupo de programadores da Google e apercebeu-se de que foram 40% mais rápidos a terminar tarefas comuns de programação e demoraram 55% menos tempo a escrever um novo código quer a base estivesse no servidor (on-premise), no GitHub, GitLab ou Bitbucket. Estas foram duas das conclusões apresentadas pelo CEO da Google Cloud, Thomas Kurian, no evento anual “Cloud Next”.

A multimédia voltou a ser um dos alvos da Google Cloud este ano, desta vez com o lançamento da aplicação “Google Vids” destinada – como o próprio nome indica – à criação, produção e edição de vídeos. Depois do Sora da OpenAI, os internautas e colaboradores de empresas despertaram para esta possibilidade de passagem de um texto a vídeo com IA. É um outro patamar do imaginário e do poder da tecnologia, que também levanta questões éticas sobre difusão de imagens geradas pela máquina.

“Pode gerar um storyboard, que o utilizador pode editar facilmente e depois de escolher um estilo, apresenta o primeiro rascunho com cenas sugeridas de vídeos, imagens e música de fundo. Também pode ajudá-lo a transmitir a sua mensagem com a locução certa – escolhendo uma das nossas narrações por voz predefinidas ou usando a sua própria”, sintetizou Aparna Pappu, vice-presidente e general manager da Google Workspace sobre o Google Vids.

É um avanço que agradará ao segmento da publicidade e marketing. Aliás, o grupo de comunicação e relações públicas WPP, que está presente em Portugal, aproveitou a ocasião para anunciar uma parceria com a Google para integrar os modelos de linguagem Gemini no sistema operacional da empresa. Já a Canva, mundialmente conhecida pelos modelos para currículos ou convites de festa, está a usar o Vertex AI para alimentar a área de design de vídeo.

Porém, não é só nos sectores de atividade criativos que estas tecnologias estão a entrar de rompante, até porque a área da saúde – caracterizada por uma grande quantidade de dados sensíveis – tem sido das que mais investe.

Destaquemos o caso da farmacêutica alemã Bayer, que escolheu a especialidade de radiologia para a sua mais recente aposta em IA, uma vez que as imagens médicas representam cerca de 90% de toda a informação clínica e são uma modalidade de dados complexa e crítica para o diagnóstico. Assim, com tecnologia Google Cloud, esta empresa vai desenvolver aplicações para que seja mais fácil e rápido interpretar um raio-X.

“A radiologia desempenha um papel vital na área da saúde e a necessidade de descobrir insights de forma eficiente, precisa e disponibilizar soluções em escala que possam melhorar os resultados dos pacientes nunca foi tão grande”, comentou o presidente de Radiologia da Bayer, Nelson Ambrogio, na apresentação que ocorreu em Las Vegas e o Jornal Económico acompanhou online.

Com o calor a chegar, quem também se está a preparar para a época alta são os empresários do sector hoteleiro. No segundo semestre deste ano, o grupo IHG Hotels & Resorts – que têm o Intercontinental e o Holiday Inn em Lisboa, por exemplo – vai lançar novas funcionalidades na app que permitirá aos turistas fazerem um planeamento das próximas viagens/férias com o apoio de algoritmos desta Big Tech.

“O nosso planeador de viagens personalizado utilizará IA generativa para ajudar as pessoas a descobrir destinos entre os nossos mais de seis mil hotéis IHG de 19 marcas em mais de 100 países. Em breve, os hóspedes utilizarão a app IHG One Rewards como um verdadeiro companheiro de viagem móvel para construir um itinerário completo e reservar hotéis só com alguns toques [no ecrã]”, explicou Jolie Fleming.

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