[weglot_switcher]

Projeto-piloto para devolução de embalagens de plástico apresenta primeiros resultados

A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, participa nesta sessão de apresentação dos primeiros resultados do projeto-piloto de máquinas para a devolução de garrafas de bebidas em plástico.
23 Julho 2020, 20h10

Hoje, dia 24 de julho, será feita a apresentação oficial dos resultados do projeto-piloto para devolução de embalagens de bebidas em plástico.

“Os resultados dos primeiros três meses do projeto-piloto para a devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis são apresentados esta sexta-feira, dia 24 de julho, às 9h15m, no Centro Comercial Alameda Shop & Spot, no Porto (Antas), com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa”, adianta um comunicado.

De acordo com esta nota, ‘quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!’ é o mote desta iniciativa que abrange um conjunto de 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, localizadas em Portugal Continental.

“O objetivo é incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima para novas garrafas de bebidas. Fecha-se assim o ciclo deste material, contribuindo para uma economia mais circular”, assinala o referido comunicado.

A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, participa nesta sessão de apresentação dos primeiros resultados do projeto-piloto de máquinas para a devolução de garrafas de bebidas em plástico.

A apresentação contará também com a participação Isabel Barros, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Board Member da Sonae MC; Francisco Furtado Mendonça, secretário-geral da Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal e da Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas; e de Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.

No final das intervenções será realizada uma demonstração do funcionamento das máquinas.

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, vai também presidir hoje à cerimónia de assinatura dos contratos dos oito projetos piloto de sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas, financiados pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, EEA Grants.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.