[weglot_switcher]

Prospeto da OPA do Montepio já está na CMVM

Administração do banco tem oito dias para se pronunciar sobre a oferta.
28 Julho 2017, 11h06

A Associação Mutualista Montepio Geral entregou na passada terça-feira, dia 25, o prospeto da OPA que sustenta o pedido de registo. A administração da Caixa Económica Montepio Geral, liderada por José Felix Morgado, tem agora 8 dias para se pronunciar. O prazo acaba a 2 de agosto.

A CMVM tem de analisar o pedido de registo e verificar se a informação está completa, mas o mais provável é que o regulador peça informação adicional à associação liderada por Tomás Correia.

No início de julho, a Associação Mutualista, dona do Montepio, anunciou preliminarmente o lançamento de uma OPA sobre os títulos cotados em bolsa da Caixa Económica, oferecendo um euro por unidade de participação, sendo o valor total da oferta de 106 milhões de euros.

A Associação Mutualista Montepio Geral disse no anúncio da OPA ser sua intenção promover o mecanismo de perda da qualidade de sociedade aberta, pelo que caso a OPA tenha sucesso os títulos do Fundo de Participação no Montepio Geral deixarão de ser cotados em bolsa. Este é aliás um passo prévio à venda de uma participação qualificada no banco a entidades da economia social.

Assim que a OPA tiver sucesso o banco passa a sociedade anónima que é também um passo prévio à entrada de acionistas.

A CEMG tem admitidas à negociação na Bolsa de Lisboa 400.000.000 Unidades de Participação representativas da totalidade do Fundo de Participação.

O banco liderado por José Félix Morgado apresentou esta semana os resultados semestrais e passou de prejuízos a lucros de 13 milhões de euros. O rácio de capital (CET1), por sua vez ascende já a 12,6% depois do aumento de capital de 250 milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.