A formação de três anos na área cinematográfica pouco valeu ao jovem Justin McConney quando se tornou um “guru” para Donald Trump na rede social Twitter.
McConney contou à BBC que apesar de a conta de Twitter de Trump ter sido criada em 2009, este apenas começou a gerir as redes sociais da organização que presidia em 2011. “Naquela época Trump não usava o Twitter, nem sei se ele usava um computador”, disse o primeiro diretor das plataformas sociais do atual presidente dos Estados Unidos da América.
Tinha apenas 24 anos, em 2011, quando sugeriu a estratégia do Twitter e da abertura de um canal no Youtube. O jovem recém-licenciado disse a Donald Trump que queria que ele estivesse envolvido em todo o processo, onde se incluíam o desenvolvimento dos tweets, as respostas e o conteúdo. O jovem imprimia as mensagens e à margem Trump escrevia o que queria responder.
Apesar de não estar convencido com a estratégia de comunicação, tudo mudou em 2011 quando foi almoçar pizza com a republicana Sarah Palin, em Nova Iorque. O atual presidente utilizou talheres em algo que habitualmente é comido com as mãos. McConney gravou um vídeo do empresário a explicar a razão de optar por comer com talheres, e “isto deu em todos os canais de televisão, e isso pareceu incrível para Trump. Eu disse-lhe que ele não precisava de 20 jornalistas, câmaras ou funcionários de relações públicas: um tweet garantiria a sua presença nos media”.
O jovem diretor de redes sociais percebeu que a sua presença nas mesmas estava a ser um sucesso quando Trump lhe ligava à noite, aos fins de semana ou de madrugada. A primeira vez que aconteceu, McConney pensou que fosse uma emergência familiar, “mas não, ele queria responder imediatamente a uma pessoa que mencionou o seu nome na televisão”.
Em 2012, Donald Trump começou a utilizar o Twitter sozinho e a responder sozinho. Quando começou a pensar em candidatar-se à Casa Branca quis mudar a estratégia de comunicação que tinha dado resultado até então, algo que o jovem diretor não concordou. “Um vídeo engraçado, com conteúdo noticioso, e que acabe sendo reproduzido num programa de televisão é muito mais poderoso do que uma propaganda política tradicional na televisão”.
Na verdade, a mudança é bem visível. Em 2010 a conta publicou 142 tweets, em 2011 passou para 744 e em 2013 ultrapassou as 8 mil publicações. Atualmente, já tem mais de 40 mil publicações e mais de 57 milhões de seguidores.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com