[weglot_switcher]

Rui Rio: “Cada português vai dar mais 300 euros em média à TAP”

O presidente do PSD questiona a “segurança” que a injeção na companhia aérea dará ao país: “E depois passado poucos meses não entra outra vez na mesma situação, com greves através de greves?”.
  • Flickr/PSD
10 Dezembro 2020, 12h50

O presidente do Partido Social Democrata (PSD) reiterou esta quarta-feira que seria abrir um “precedente muito grave” que o Parlamento votasse o plano de reestruturação da TAP, cuja elaboração é da responsabilidade do Governo, e aplaudiu o retrocesso nessa decisão.

“Uma coisa diferente é a apreciação que cada partido possa vir a fazer da situação da TAP. O PSD ainda não tem conhecimento do plano de reestruturação, ser-lhe-á apresentado hoje à tarde. Não sei o grau de profundidade com que será apresentado”, referiu aos jornalistas.

O dirigente social democrata destaca que serão injetados 3 mil milhões de euros na companhia aérea nacional, logo os 10 milhões de portugueses estarão “de joelhos” a pagar. “Aquilo de que se está a falar, além do que possa vir depois são 300 euros para cada português. Cada um de nós vai dar mais 300 euros em média à TAP”, referiu Rui Rio.

“Haverá cortes salariais, racionalização dos meios humanos. Qual é a segurança que o país pode ter em meter tanto dinheiro outra vez na TAP e depois a TAP passar quatro ou cinco meses, com greves de uns e greves de outros, como tem sido. Depois passado poucos meses não entra outra vez na mesma situação, com greves através de greves?”, questionou-se sobre o futuro da transportadora aérea

Tal como noticiou o Jornal Económico, o plano de reestruturação da TAP prevê uma redução de 25% nas rotas da companhia aérea, para cerca de 75, com um corte de custos com pessoal de 1,4 mil milhões de euros até 2025, de acordo com as informações transmitidas pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, aos grupos parlamentares.

O Governo esteve reunido em Conselho de Ministros extraordinário na terça-feira à noite para apreciar o plano de reestruturação da TAP, que será hoje entregue em Bruxelas. Depois da entrega à Comissão Europeia, o Governo deverá fazer uma apresentação pública do plano de reestruturação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.