[weglot_switcher]

Rui Rio põe em causa dados oficiais da Covid-19 após denúncia de erro da DGS por Salvador Malheiro

Líder do PSD admite que repetição do erro alegado pelo presidente da Câmara de Ovar em todo o país implicaria existência de “mais 20% de infetados em Portugal do que aqueles que são oficialmente comunicados”.
  • O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, durante o segundo dia do 38º Congresso do Partido Social Democrata (PSD), em Viana do Castelo, 8 de Fevereiro de 2020.
2 Maio 2020, 23h00

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, voltou a colocar em dúvida a veracidade dos números de infetados com Covid-19 divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS) no que toca ao concelho a que preside, afirmando que o número verdadeiro de casos é de 692, e não de 566, como foi adiantado neste sábado e explicado pela ministra da Saúde, Marta Temido, pela retirada de casos duplicados. Reagindo à publicação do vice-presidente do seu partido no Twitter, o líder social-democrata Rui Rio comentou que “se o erro da DGS em Ovar corresponder ao seu padrão geral, então teremos mais 20% de infetados em Portugal do que aqueles que são oficialmente comunicados”.

A ministra da Saúde avançou neste sábado que foram detetados 422 casos duplicados na região Norte ao longo desta semana, pelo que o boletim da DGS divulgado neste sábado tinha menos casos de infetados do que na véspera. Apesar destas explicações, Salvador Malheiro escreveu que o número negativo de novos casos em Ovar divulgado no último boletim oficial “é impossível”, ironizando que a DGS “é muito rigorosa e faz tripla validação”.

Salvador Malheiro tem travado uma guerra com a DGS ao longo das últimas semanas, nomeadamente no que toca à divulgação de dados oficiais num dos concelhos mais afetados pela pandemia em Portugal, ao ponto de ter chegado a haver um cordão sanitário a impedir a entrada e saída de pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.