[weglot_switcher]

Siza Vieira: Plano de Recuperação destina 3.850 milhões de euros às empresas

Ministro da Economia explicou que o próximo quadro financeiro plurianual terá uma dimensão semelhante ao atual PT2020, pelo que o Plano de Recuperação será sobretudo de complemento aos apoios.
14 Outubro 2020, 17h50

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou que as verbas destinadas às empresas no Plano de Recuperação ascendem a 3.850 milhões de euros, naquele que classificou como “um esforço muito significativo” para responder aos desafios futuros.

O governante salientou, na apresentação pública do esboço do Plano de Recuperação e Resiliência, esta quarta-feira na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, que o Plano de Recuperação não tem como objetivo responder às necessidades mais imediatas das empresas, uma vez que estas medidas de apoio serão financiadas pelo quadro financeiro plurianual.

O ministro da tutela explicou que o próximo quadro financeiro plurianual terá uma dimensão semelhante ao atual PT2020, pelo que o Plano de Recuperação será sobretudo de complemento a esses apoios, estimando que as verbas dirigidas às empresas devem atingir “3.850 milhões de euros é um apoio muito significativo de apoio às empresas”, salientando que “os esforços privados num momento que precisamos de relançar a economia”.

A apresentação pública ocorre um dia antes da data limite para o envio do esboço para a Comissão Europeia sobre como o Governo pretende alocar os 12,9 mil milhões de euros em subvenções que irão chegar através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Do total estimado, 9,1 mil milhões estão já confirmados, sendo os restantes 2,7 mil milhões alocados em 2022 em função do crescimento económico em 2020 e 2021, através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

O Governo divide o Plano de Resiliência em três grandes blocos, com a maior fatia destinada à “resiliência”, seguida pela transição digital e pela transição climática.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.