[weglot_switcher]

Sondagem. PSD sobe e reduz distância para PS (com áudio)

Sondagem da Aximage para a “TSF” estima que se as eleições fossem esta segunda-feira os partidos da direita reuniam 38,6% dos votos dos eleitores portugueses, mais 0,4 pontos percentuais que o PS. Ainda assim, os partidos da esquerda (53,9%) mantinham a maioria na Assembleia da República.
  • Flickr/PSD
3 Maio 2021, 09h53

O PSD (26,1%) subiu 2,5 pontos percentuais nas intenções de votos em abril e, assim, reduziu para 12 pontos percentuais a distância que o separa do PS (38,2%), que caiu ponto e meio, de acordo com uma sondagem da Aximage para o “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias” e rádio TSF.  A subida do PSD contribui para que a soma dos partidos da direita seja superior às intenções de voto no partido do Governo, embora os partidos da esquerda continuem a representar mais de 50% do Parlamento.

De acordo com esta sondagem, que compara com uma anterior da Aximage referente a março, o partido liderado por Rui Rio recuperara em abril quase todo terreno que tinha perdido em março, embora uma diferença de 12 pontos percentuais seja confortável para o partido liderado por António Costa.

O Bloco de Esquerda (9,2%) consolida a sua posição como o terceiro partido com mais intenções de votos. Segue-se o partido de extrema-direita Chega, que deslizou mais de um ponto percentual face a março, reunido 7,2% das intenções de votos.

Em quinto, a CDU surge com 5,7% das intenções de voto, um resultado estabilizador face à sondagem de março que estimava 6% para a coligação eleitoral entre PCP e ‘Os Verdes’. O Iniciativa Liberal (4,9%) também estabilizou nas intenções de voto. O PAN repete a tendência de queda e tem agora 2,7%, seguindo-se abaixo da linha de água o Livre (0,8%) e o CDS (0,4%).

Contas feitas, se as eleições fossem esta segunda-feira, os partidos da direita reuniam 38,6%, mais 0,4 pontos percentuais que o PS. Ainda assim, os partidos da esquerda (53,9%) estariam em maioria na Assembleia da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.