[weglot_switcher]

Startup portuguesa vai à Holanda tentar conquistar prémio pelo apoio a refugiados

A startup vai à cidade britânica de Oxford participar num programa de aceleração e, de seguida, segue para a final internacional do concurso da Chivas Regal, em Amesterdão.
15 Fevereiro 2019, 16h00

A empresa portuguesa Speak venceu a final nacional da competição Chivas Venture 2019 e prepara agora as malas para duas viagens que pretendem fazer escalar o seu programa de inclusão social de migrantes: Inglaterra – estará em Oxford num programa de aceleração – e Holanda – voará até à conferência “The Next Web“, em Amesterdão, para tentar conquistar mais de 800 mil euros da marca escocesa de whisky.

A startup procura ligar pessoas migrantes, refugiadas e locais que vivem na mesma cidade, através de intercâmbios de línguas, eventos multiculturais, jogos de grupo, entre outros programas organizados pela comunidade. “O grande objetivo é aumentar a probabilidade de as pessoas, no mundo offline, criarem relações umas com as outras e derrubarem estigmas e estereótipos enquanto estão a aprender e a ensinar”, explica ao Jornal Económico Hugo Menino Aguiar, cofundador e CEO da startup vencedora.

A empresa foi criada em 2017, mas o Speak enquanto projeto foi apresentado em setembro de 2014, enquanto associação antes do spin-off. No fundo, visa promover planos para que os estrangeiros residentes em Portugal façam amigos ou conheçam novas pessoas e, consequentemente, arranjem resposta para as suas principais dúvidas do quotidiano (que podem variar da localização do supermercado o mais próximo à preparação de um currículo ou ao acesso ao Serviço Nacional de Saúde).

“Funciona de uma forma muito simples. Imagina: a Fátima, da Líbia, chega a Lisboa e inscreve-se para aprender Português e Inglês, mas também se pode inscrever para ajudar outros a aprender Árabe, a língua materna dela”, exemplifica ao jornal o diretor da associação Fazer Avançar.

Há sobretudo duas metas: a criação de uma rede de apoio informal para quem chega a uma nova cidade – muitas vezes, de forma forçada – e o fim dos obstáculos com os idiomas. Para organizar os grupos de línguas e os encontros de comunidade, este micronegócio utiliza tecnologia da Outsystems para agilizar e automatizar os processos – não fosse o próprio Hugo Menino Aguiar um ex-engenheiro e programador desse unicórnio’ português. A 9 de maio, o jovem empresário mostrará esta ideia e dividirá o protagonismo com outros vinte empreendedores sociais de todo o mundo, que estarão frente a frente na capital holandesa para disputar o prémio a concurso com pitch.

https://jornaleconomico.pt/noticias/ja-sao-conhecidas-as-startups-portuguesas-que-vao-concorrer-a-financiamento-de-872-mil-euros-da-chivas-regal-395368

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.