[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

As vendas a retalho e a inflação vão ser os indicadores económicos em destaque, mas irá deverá ser Mário Centeno que deverá centrar as atenções. O ex-ministro das Finanças vai ser ouvido no Parlamento esta quarta-feira, no âmbito da sua nomeação para governador do Banco de Portugal. No dia seguinte vai conduzir a última reunião como presidente do Eurogrupo, na qual será escolhido o substituto.
  • Cristina Bernardo
6 Julho 2020, 08h00

Segunda-feira, 6 de julho

Evento em destaque: Eurostat divulga vendas a retalho na zone euro em maio

O setor do retalho foi, naturalmente, um dos mais afectados pelo confinamento. Na zona euro as vendas to sector tombaram 11,1% em março face ao mês anterior e depois 11,7% em abril. Os dados de maio devem, no entanto, mostrar um forte recuperação, com o consenso dos analistas a apontar para um disparo de 15%, suportados pelos dados já divulgados pela França (subida de 36,6%) e Alemanha (aumento de 13,9%).

Outros eventos em foco:

  • Alemanha: encomendas às índustria em maio
  • Alemanha: IHS Markit divulga índice PMI da construção de junho
  • EUA: IHS Markit divulga índices PMI do serviços de junho

Terça-feira, 7 de julho

Evento em destaque: Discursos de membros da Reserva Federal

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, tem referido, nos últimos discursos, que a maior economia do mundo tem demonstrado sinais positivos, especialmente em relação à criação de emprego, mas também tem alertado que uma segunda vaga de Covid-19 poderá obrigar a uma nova fase de confinamento e um impacto negativo na economia.

A três semanas da próxima reunião do Federal Open Market Comittee, os discursos de três membros do comité (Robert Kaplan, Thomas Barkin e Raphael Bostic), poderão sinais sobre como a Fed poderá avaliar o ritmo da implementação dos estímulos monetários, especialmente a compra de ativos, com a recuperação e o riscos que esta enfrenta.

Outros eventos em foco:

  • Alemanha: Produção industrial em maio
  • França: Balança de comércio internacional em maio

Quarta-feira, 8 de julho

Evento em destaque: Parlamento ouve Mário Centeno no âmbito da designação para governador do Banco de Portugal

O tabu nunca foi muito bem guardado e a 26 de junho terminou, quando o primeiro-ministro formalizou a decisão de propor ao presidente da Assembleia da República a designação de Mário Centeno para ser o próximo governador do Banco de Portugal.

A proposta de lei do PAN para alterar as regras de nomeação do governador não irá se aprovada (se o for) a tempo de incidir sobre a designação  de Centeno, mas os deputados irão certamente questionar o ex-ministro das Finanças se não existe qualquer conflito de interesse entre esse cargo e o que vai ocupar, e se não deveria haver o chamado ‘período de nojo’.

Outros eventos em foco:

  • Sessão epidemiológica da Covid-19 no Infarmed (10h00?)
  • Comissão Europeia divulga novas projeções económicas para a União Europeia e zona euro
  • Brasil: Vendas a retalho em maio

Quinta-feira, 9 de julho

Evento em destaque: Eurogrupo elege presidente para substituir Mário Centeno

A última reunião de Mário Centeno à frente do grupo informal de ministros da Economia e Finanças da zona euro servirá para eleger o seu substituto. Três candidatos estão na corrida: a espanhola Nadia Calviño, o irlandês Paschal Donohoe e o luxemburguês Pierre Gramegna.

A eleição é feita por maioria simples, portanto por um mínimo de 10 dos 19 ministros.. Se nenhum dos candidatos conseguir os 10 votos, serão todos informados dos votos que receberam e poderão retirar a candidatura, até que haja uma votação na qual o limite mínimo é obtido por um candidato.

Outros eventos em foco:

  • INE: Estatísticas de Preços da Habitação ao nível local
  • China: Inflação em junho
  • Alemanha: Exportações e importações em maio

Sexta-feira, 10 de julho

Evento em destaque: INE divulga inflação de junho, leitura final

O avalanche de estímulos monetários lançados pelo Banco Central Europeu para combater o risco económico e financeiro apresentado pela Covid-19 teve o efeito colateral de ‘enterrar’ a inflação na zona euro e Portugal não foi excepção. A 30 de junho o INE avançou na estimativa rápida que a taxa de inflação saiu de terreno negativo e subiu em termos homólogos para 0,2% em junho, mais 0,9 pontos percentuais à registada no mês anterior.

No entanto, o indicador de inflação subjacente – índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos – terá registado uma variação de 0,3%, taxa superior em 0,7 p.p. à registada no mês anterior. Já a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -7,6% (-10,9% em maio).

Outros eventos em foco:

  • Itália: Produção industrial em maio
  • Brasil: Inflação em junho
  • Reunião do Ecofin
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.