[weglot_switcher]

Twitter tenta travar epidemia de esquemas fraudulentos que envolvem criptomoedas

O Twitter parece ter problemas em introduzir mecanismos de verificação de identidade das pessoas e das respectivas contas na rede social. Muitos utilizadores aproveitam-se destas fraquezas e fazem-se passar por pessoas conhecidas, como Elon Musk, para lançarem esquemas fraudulentos que envolvem transferência monetárias em troca de criptomoedas.
25 Julho 2018, 20h24

O nome de Elon Musk é, para a maior parte dos nossos leitores, sinónimo de carros elétricos, foguetões reutilizáveis ou de túneis subterrâneos com ‘comboios’ de alta velocidade. Mas o nome do empresário do patrão da Tesla está também, desde há algum tempo, associado a esquemas fruadulentos na rede social Twitter.

Os esquemas não são perpetrados por Elon Musk. Segundo o sitethenextweb.com”, existe uma rede de bots (um software que faz tarefas automaticamente) que opera no Twitter, cujos esquemas consistem em anunciar negócios vantajosos nas áreas das criptomoedas a troco da transferência de quantias monetárias, neste caso, a Ethereum, uma concorrente da mais conhecida Bitcoin. Esses bots utilizam o display name de Musk (o nome que um utilizador do Twitter escolhe), fazendo-se passar pelo magnata nascido na África do Sul de forma a atribuir legitimidade aos tweets que publicam, quando na realidade não são o @elonmusk que é seguido por 22.224.500 utilizadores.

A situação ganhou proporções tão grandes que levaram o verdadeiro @elonmusk a publicar um tweet no qual diz que “quer saber quem é que está à frente do esquema”. E ainda elogiou as competências digitais dessa rede, qualificando-as de mad skillz (tradução livre, competências fora-de-série).

Para combater este botscam (esquema levado a cabo pelos bots ), o Twitter implementou a política de bloquear as contas dos utilizadores da rede social que adotam o display name do Elon Musk, refere o site “thenextweb.com” noutro artigo.

Segundo a publicação online, “o Twitter cansou-se do crescente número de bots programados que escondem a sua idade real e que vendem links fraudulentos”. Num comunicado do Twitter enviado àquele site, pode ler-se que administração da rede social “está a testar novas medidas de combate às contas que utilizam termos normalmente associados a campanhas spam”.

Quando um utilizador do Twitter adota, neste caso, o display name de Elon Musk, a rede social bloqueia a conta e obriga o utilizador a identificar-se para que a conta fique desbloqueada. Os mecanismos de verificação da identidade do utilizador são, segundo “thenextweb.com”, fáceis de ultrapassar uma vez que o utilizador apenas tem que verificar o seu número de telefone e passar o teste da Google “captcha”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.