[weglot_switcher]

O “Velho Capitão” que chegou a campeão no Benfica

Mário Wilson foi o primeiro técnico português a ser campeão pelo Benfica
4 Outubro 2016, 09h38

Natural de Lourenço Marques, hoje cidade de Maputo, Mário Wilson, conhecido como “Velho Capitão”, começou ainda em Moçambique a jogar futebol no Desportivo de Lourenço Marques, atual Desportivo de Maputo.

Chegou com 19 anos a Portugal para jogar no Sporting Clube de Portugal e substituir o goleador Fernando Peyroteo, conquistando o campeonato nacional em 1951.

Depois seria defesa e, entre 1951/52 e 1963, representou a Académica de Coimbra, iniciando aqui a sua carreira de técnico, cuja marca principal surgiu como vice-campeão na época de 1966/67.

Primeiro técnico português a ser campeão pelo Benfica na época de 1975/76, numa equipa onde se evidenciaram os dianteiros Jordão e Nené, entre 1978 e 1980 comandou os destinos da Seleção Nacional, sendo célebres as controvérsias com outro grande nome do futebol e dos técnicos nacionais – José Maria Pedroto.

Orientou outros clubes, como Belenenses, Tirsense, V. Guimarães, Boavista, Estoril, Cova da Piedade, Louletano, Torreense, Olhanense, Águeda, FAR Rabat de Marrocos e Alverca, mas também voltou ao Benfica por diversas vezes, conquistando a taça nas épocas de 1979/80 e 1995/96, neste último caso na ressaca da passagem de Artur Jorge como treinador dos benfiquistas – o antigo goleador da Académica, do Benfica e do Belenenses fora, aliás, escolha sua para entrar na Luz como jogador.

A 13 de Julho de 1990 foi feito Comendador da ordem de Mérito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.