[weglot_switcher]

‘When & Where’. Cinco adolescentes criam aplicação para regressar a casa sem medo

A aplicação foi criada quando as cinco jovens foram confrontadas com um desafio do professor no sentido de resolver um problema da comunidade. A ideia surgiu com base em dois casos conhecidos em Madrid, em que duas jovens foram atacadas quando iam para casa. 
19 Setembro 2019, 16h51

O jornal espanhol ‘La Sexta’ deu a conhecer uma aplicação criada por adolescentes de Madrid, que pretende que as mulheres regressem a casa sem medo recorrendo à tecnologia e ao envio de mensagem para o contacto de emergência.

Paula, Lucía, Nuria, Sandra e Lucía são as cinco adolescentes que criaram a aplicação ‘When & Where’ e que pretende evitar o “já chegaste?” e “quando chegares a casa não te esqueças de avisar”. Para ativar o serviço, apenas é necessário estabelecer um contacto de emergência, a localização e o destino.

Caso exista um desvio no caminho de destino ou uma paragem repentina, a aplicação envia uma mensagem para a própria pessoa que se encontra em deslocação e caso não exista uma resposta em 30 segundos, é enviada uma notificação ao contacto de emergência. Se não existir um contacto pré-estabelecido, os serviços de emergência.

A aplicação foi criada quando as cinco jovens foram confrontadas com um desafio do professor. A proposta era criar um projeto que resolvesse um problema junto da comunidade. A ideia surgiu com base em dois casos conhecidos em Madrid, em que duas jovens foram atacadas quando iam para casa.

“O nosso objetivo principal é oferecer segurança às mulheres, e o que pretendemos criar á uma comunidade onde qualquer pessoa pode sair à noite sem correr riscos”, assumiu uma das criadores ao jornal ‘La Sexta’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.