[weglot_switcher]

“Paramos, respiramos, tomamos balanço e avançamos”. Imagem de profissionais de saúde no Curry Cabral torna-se viral

“Continuemos, juntos, sem medos, “I’ve got your back” – não tem tradução literal, mas diz tudo. Hoje, amanhã e para sempre”, escreve o profissional de saúde que trabalha no Hospital Curry Cabral, a unidade de referência para esta pandemia.
18 Março 2020, 14h00

Os testemunhos dos profissionais que estão na linha da frente para combater o novo coronavírus têm-se multiplicado nas redes sociais, sendo replicadas por outros nas mesmas redes sociais, criando uma rede de solidariedade e apoio aos médicos e enfermeiros em Portugal.

A fotografia sem cor de Nuno Moreira, profissional de saúde no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, já está a percorrer Portugal numa onda de aplausos digitais silêncios pelo trabalho que estes profissionais têm feito durante este mês.

Na fotografia partilhada por Nuno Moreira na rede social Facebook, é possível ver dois profissionais de saúde num conforto emocionado a meio de um corredor do Hospital Curry Cabral, a unidade de referência para os casos de Covid-19.

“Paramos, respiramos, tomamos balanço e avançamos”, escreve o profissional. “Sem hesitações, sem medos, porque estamos TODOS juntos”, acrescenta.

Na luta contra o novo coronavírus, Nuno Moreira garante que “somos uma equipa, somos colegas, somos amigos”. “Continuemos, juntos, sem medos, “I’ve got your back” – não tem tradução literal, mas diz tudo. Hoje, amanhã e para sempre”.

Numa soma superior a 2,9 mil gostos, 583 comentários de coragem e 3,4 mil partilhas, a fotografia dos dois profissionais em Portugal vai continuar a comover as redes sociais num momento em que o Governo está a reforçar as equipas médicas nos hospitais e pondera acionar o estado de emergência.

No entanto, esta não é a primeira fotografia que Nuno Moreira publica na sua conta de Facebook. No passado dia 15 de março, o profissional do Hospital Curry Cabral partilhou outra fotografia sem cor, onde agradecia pela “corrente de energia positiva”.

“Estamos na linha da frente, cansados, exaustos, mas determinados a cuidar de todos os que nos chegam nas melhores ou piores condições!”, lê-se na publicação.

“Fazemos o nosso trabalho não sabendo o dia de amanhã, não sabendo se vamos ter tempo para ver a nossa família ou se vamos sequer regressar a casa. Precisamos de todos vocês , precisamos que cumpram as indicações e permaneçam em casa, lavem as mãos e evitem os contactos sociais !! Temos que ser Um por todos e todos por um”, relembra o profissional, pedindo que todos cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

De relembrar que Portugal tem atualmente 448 casos confirmados, 6.852 pessoas sob vigilância atenta e 323 ainda estavam a aguardar o resultado dos testes no dia de ontem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.