[weglot_switcher]

Arábia Saudita vai desenvolver energia solar e carbono negro

O objetivo deste projeto passa pelo desenvolvimento de energia solar e carbono negro em parceria com a China e a Coreia do Sul. Construção está avaliada em 1,7 mil milhões de euros.
14 Janeiro 2019, 16h12

A Arábia Saudita pretende construir um complexo para o desenvolvimento de energia solar e carbono negro em parceria com a China e a Coreia do Sul, revelou uma autoridade saudita à agência “Reuters” esta segunda-feira.

A construção deste projeto está avaliado em 1,7 mil milhões de euros, sendo que um estudo para perceber a viabilidade deste complexo solar e de carbono será concluído ainda este ano.

A informação foi dada por Tariq Baksh, vice-presidente de programa de produtos químicos e renováveis do Programa Nacional de Clusters Industriais da Arábia Saudita, à margem de uma conferência realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O carbono negro é uma mistura antropogénica de sulfato, cinzas, material orgânico, poeiras, nitrato e aerossóis naturais. Este tipo de carbono é um dos principais constituintes das partículas emitidas pela combustão incompleta de combustíveis fósseis, biomassa e biocombustíveis.

As suas principais fontes são o transporte rodoviário (principalmente a gasóleo), máquinas móveis não rodoviárias, como por exemplo as máquinas florestais, transporte marítimo, aquecimento doméstico (em lareiras) e queima de biomassa a céu aberto, como os incêndios florestais e a queima de resíduos agrícolas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.