[weglot_switcher]

Atendimento descentralizado às comunidades portuguesas vai crescer 20% este ano

egundo uma nota divulgada hoje pelo gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, as permanências consultares vão ser realizadas através de 64 postos consulares que irão abranger 234 localidades em todos os continentes.
29 Janeiro 2020, 14h35

O atendimento descentralizado às comunidades portuguesas através do Programa de Permanências Consulares vai crescer 20% este ano, estando previstas 886 sessões, informou hoje o Governo.

Segundo uma nota divulgada hoje pelo gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, as permanências consultares vão ser realizadas através de 64 postos consulares que irão abranger 234 localidades em todos os continentes.

As secções consulares das Embaixadas de Portugal em Lima, Washington, Otava e Praga, os consulados-gerais de Portugal em Boston, Estrasburgo, Nova Iorque e Salvador da Baía e o vice-consulado de Portugal em Vigo são os postos que vão realizar novas permanências consulares.

O gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, ressalva que, “num contexto marcado pelo ‘Brexit’, as 44 permanências consulares previstas para o Reino Unido levarão o atendimento consular a vários pontos de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e ainda às ilhas de Jersey”.

Na Venezuela, está prevista a realização de 32 permanências consulares em 11 estados.

No ano passado, ocorreram 740 permanências consultares que atenderam mais de 50 mil cidadãos e praticaram mais de 58 mil atos consulares.

Em 2018, realizaram-se 618 permanências consulares, o que permitiu o atendimento de 34 mil utentes e a realização de 43 mil atos consulares.

As permanências consulares consistem na deslocação de colaboradores dos serviços consulares a localidades mais distantes destes serviços e onde existem comunidades portuguesas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.