[weglot_switcher]

Bancários do BCP e Santander em greve na próxima sexta-feira (com áudio)

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sector Financeiro de Portugal e visa colocar um travão nos processos de despedimento coletivo que ambos os bancos pretendem levar a cabo.
  • António Cotrim / Lusa
28 Setembro 2021, 18h16

O Sindicato dos Trabalhadores do Sector Financeiro de Portugal (SBN) convocou uma greve dos bancários do Millennium BCP e Santander para o próximo dia 1 de outubro, sexta-feira. Em comunicado, a estrutura sindical faz saber que o dia será ainda mercado por concentrações destes trabalhadores em frente a duas dependências destes bancos na cidade do Porto.

A greve foi convocada “contra os despedimentos coletivos e pelo fim imediato e sem reservas dos processos de despedimento, ameaça ou iniciativa de despedimento coletivo e extinção de posto de trabalho”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Assim, os trabalhadores e sindicalistas que aderirem a este protesto concentrar-se-ão a partir das 8h da manhã de sexta-feira junto à agência do Millennium BCP na Rua de Gonçalo Sampaio, sendo que a concentração frente à agência do Santander na Rua de Júlio Dinis fica marcada para as 9h da manhã. Ambas as agências se situam na zona da Boavista, na cidade do Porto.

“A greve foi o único caminho que restou face à teimosia, à recusa de negociação, à prepotência, à insensibilidade social e ao objetivo do lucro a qualquer preço revelados pelas administrações do BST [Banco Santander Totta] e do BCP”, acrescenta o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.