[weglot_switcher]

BPI entra no capital da NOS com 2,02%

O banco detido pelo CaixaBank ultrapassou o limiar de participação qualificada da empresa liderada por Miguel Almeida no dia 14 de maio.
15 Maio 2020, 19h10

O BPI anunciou esta sexta-feira, em comunicado à CMVM, que comprou em bolsa ações da NOS, e já tem 2,02%, ou seja uma participação qualificada.

O BPI volta assim a ter uma participação qualificada na operadora de telecomunicações, depois de em 2018 ter saído do capital após 10 anos na sua estrutura acionista.

O banco detido pelo CaixaBank ultrapassou o limiar de participação qualificada da empresa liderada por Miguel Almeida no dia 14 de maio.

A NOS tem a participação da empresária angolana Isabel dos Santos arrestada pelo juíz Carlos Alexandre.

Trata-se da participação de Isabel dos Santos na Zopt, maior acionista da NOS, e o tribunal que ordenou o arresto foi o Tribunal Criminal de Lisboa.

Após esta decisão, a Zopt, sociedade detida em partes iguais pela Sonaecom e Isabel dos Santos, ficou limitada nos seus direitos de voto e no direito de receber dividendos da NOS – onde detém 52,15% do capital.

O arresto é de 26% da participação na NOS. Assim a Zopt só poderá exercer o direito sobre os outros 26%.

“A aquisição desta posição acionista foi efetuada com a finalidade de cobrir o risco económico inerente a contratos de equity swap com liquidação financeira (Cash settled Share Swap Transactions) celebrados pelo Banco BPI, no âmbito do quais o Banco BPI, periodicamente paga às suas contrapartes ou recebe delas respetivamente, os montantes correspondentes à valorização ou desvalorização das ações da NOS SGPS relativamente ao valor acordado e transmite às suas contrapartes os montantes recebidos pelo Banco BPI, no âmbito do exercício dos direitos patrimoniais inerentes a essas ações”, informou o BPI em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.