[weglot_switcher]

CaixaBank baixa proposta de despedimentos em 450 trabalhadores

O banco catalão atravessará um processo de reestruturação, na sequência da fusão com o Bankia, no qual havia proposto inicialmente despedir 8.291 trabalhadores. A negociação com os sindicatos reduziu o número.
22 Junho 2021, 17h18

O CaixaBank reduziu novamente o número de empregados que propõe despedir como parte da reestruturação que levará a cabo em Espanha, tendo sugerido aos sindicatos envolvidos na negociação desta terça-feira a dispensa de 6.950 trabalhadores, de acordo com o jornal espanhol “El Economista”.

Este recuo surge numa altura em que uma greve encerrou 70% dos balcões do CaixaBank, segundo dados dos sindicatos afetos a esta ação, com os colaboradores da instituição financeira a reivindicarem não só o mínimo possível de despedimentos, como também a melhoria das condições de trabalho.

O banco, que é o dono do BPI, irá entrar num processo de reestruturação na sequência da fusão com o Bankia e avançou com uma proposta inicial que contabilizava 8.291 trabalhadores dispensados.

As propostas de rescisão com os colaboradores do banco catalão também foram melhoradas nesta negociação, mas apenas para quem tiver mais de 52 anos. Os acordos sugeridos pelo banco passam sobretudo pelo pagamento fracionado de indemnizações indexadas ao salário base, sendo que a fração aumenta caso o trabalhador dispensado abdique das contribuições para o plano de pensões da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.