[weglot_switcher]

Tem o automóvel parado à porta? Cinco dicas poupar dinheiro na oficina

De forma a evitar esta situação, e um encargo extra durante a pandemia de Covid-19, a startup Azul sugere cinco dicas para cuidar dos automóveis durante este período.
15 Maio 2020, 11h05

Com o Estado de Emergência, muitos carros ficaram estacionados às portas de casa e sem utilização, o que implica que ao fim de algumas semanas, o veículo pessoal possa ficar impossibilitado de circular. De forma a evitar esta situação, e um encargo extra durante a pandemia de Covid-19, a startup Azul, de abastecimento direto de combustível, sugere cinco dicas para cuidar dos automóveis durante este período.

Ligar o carro uma vez por semana e deixá-lo a trabalhar durante cinco minutos é uma das sugestões da startup para garantir “um consumo regular da bateria e para pôr a funcionar certos componentes que precisam de atividade”, evitando possíveis problemas futuros.

Depois de algumas semanas de isolamento social, a Azul considera importante lavar o carro regularmente, uma vez que “a ferrugem é uma ameaça transversal a qualquer veículos, sobretudo se este estiver imobilizado durante muito tempo”. Segundo a startup de abastecimento direto, “para prevenir complicações derivadas do enferrujamento, lave o carro a cada duas ou três semanas, de forma a eliminar as partículas de ferrugem e toda a sujidade coletada”.

Além de uma maior segurança na estrada, um dos conselhos é a verificação da pressão dos pneus. “Quando os pneus ficam no mesmo piso e posição durante muito tempo, a parte que contacta com o solo pode ficar ou mais macia ou mais rígida que o restante pneu”, sendo que para evitar esta situação se deve verificar a pressão a cada duas semanas.

“Se, por um lado, deixar o tanque de combustível cheio ajuda a minimizar a evaporação, por outro lado, ter o combustível parado no tanque, sem uso, pode envelhecer o produto e danificar outras peças do sistema de alimentação”, adianta a Azul. O ideal será “ter algum combustível e ir fazendo algumas deslocações curtas, de modo a lubrificar o sistema”

A verificação dos filtros de ar também ser feita durante este período de tempo. “O filtro deve ser removido para verificar se está ou não limpo, de modo a evitar que quando volte a pegar no carro, não sinta falta de potência quando acelerar”. Para realizar a limpeza, “deve usar um aspirador ou pano húmido e ar comprimido para limpar o fundo do recetáculo do filtro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.