[weglot_switcher]

DGS aguarda esclarecimento do diretor clínico da Unilabs sobre falsos positivos de Šporar e Nuno Mendes

Perante a polémica em torno dos testes positivos a Šporar e Nuno Mendes, a DGS buscou obter esclarecimentos junto do diretor clínico do laboratório responsável pelas análises, não tendo ainda recebido resposta.
20 Janeiro 2021, 11h05

A Direção Geral de Saúde (DGS) informa que procurou obter um esclarecimento por escrito do diretor clínico do laboratório responsável pelas contra-análises aos dois atletas do Sporting que testaram positivo à Covid-19, mas que ainda não obteve qualquer resposta até à manhã desta quarta-feira.

“Concretamente no que respeita aos dois jogadores do Sporting que terão tido um resultado positivo, a Autoridade de Saúde territorialmente competente, a quem cabe determinar as medidas, solicitou por escrito ao diretor médico da Unilabs-Portugal informação sobre se os resultados analíticos dos dois jogadores que estavam a ser avaliados constituíam falsos positivos, não tendo obtido resposta em tempo útil”, pode-se ler no comunicado da autoridade de saúde nacional.

O caso reporta aos resultados positivos de Šporar e Nuno Mendes, avançado e lateral-esquerdo do Sporting, respetivamente, antes do encontro da meia-final da Taça da Liga desta terça-feira frente ao FC Porto.

Apesar de os testes PCR efetuados aos atletas terem confirmado uma infeção pelo novo coronavírus, o departamento clínico do clube levou a cabo análises em mais dois laboratórios, tendo os resultados vindo negativos, apontando para falsos positivos no teste original.

Perante esta situação, a DGS decidiu proibir a utilização dos jogadores em causa no encontro frente aos campeões nacionais, algo que o Sporting pretendia fazer por defender que se tratavam de erros laboratoriais. Contactado pelo O JOGO, o diretor clínico da Unilabs, a entidade responsável pelas análises em questão, reiterou esta terça-feira que não existiu qualquer erro do lado do laboratório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.