[weglot_switcher]

FPF alarga parceria com a RTP até 2020

A RTP anunciou a garantia dos direitos da Taça de Portugal e da Supertaça até 2020, sendo que o canal estatal irá igualmente transmitir os cinco jogos de preparação até ao Mundial da Rússia e a Gala Quinas de Ouro.
1 Março 2018, 15h58

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a RTP definiram a transmissão em sinal aberto de dez jogos da Taça de Portugal, mais a final da Taça de Portugal e a Supertaça nas temporadas desportivas de 2018/19 e 2019/20. Pela primeira vez, estas partidas irão também ser disponibilizadas para os portugueses que vivem no estrangeiro através da RTP Internacional e RTP África.

O anúncio da parceria foi feito esta quinta-feira à tarde, na Cidade do Futebol, tendo sido também acordada a transmissão, no canal estatal dos cinco jogos de preparação rumo ao Mundial de 2018.

De acordo com os responsáveis, e relativamente aos valores envolvidos, o pacote global da cedência dos direitos televisivos à RTP está na ordem dos 3,5 milhões anuais, “e ainda há componentes do ponto de vista comercial”.

Fernando Gomes, presidente da FPF, realçou em encontro com os jornalistas que a “há espaço para potenciar uma parceria com a RTP”. O líder federativo expressou satisfação pela celebração desta parceria com o canal público de rádio e televisão. O aumento da transmissão dos jogos da Taça de Portugal em canal aberto eram um “desejo antigo” de Fernando Gomes, agora concretizado.

Para Gonçalo Reis, presidente executivo da Rádio e Televisão de Portugal, os jogos da Taça de Portugal, a Supertaça e os jogos de preparação da seleção para o Mundial 2018, são um “produto muito relevante” para a estação pública.

O Gonçalo Reis acrescentou que, a pensar na Taça de Portugal, a “RTP vai ter programas [deportivos e não desportivos] nas regiões a acompanhar os jogos”. O dirigente da estação pública de radiotelevisão  afirmou que a RTP tem “condições únicas” para desenvolver a pareria, defendendo ainda que “as regiões [dos clubes participantes] e a diversidade do futebol ” são de valorizar.

Sobre os jogos de preparação para o Mundial de 2018, que ocorre na Rússia entre 14 de junho e 15 e julho, a FPF confirmou a transmissão dos jogos Portugal-Egipto, no dia 23 de março, em Zurique, Suíça; Portugal-Holanda, no dia 26 de março, em Genebra, Suíça; Portugal-Tunísia, no dia 28 de maio, em Portugal (estádio ainda por desginar); Bélgica-Portugal, no dia 2 de junho, na Bélgica; Portugal-Argélia, no dia 7 de junho, em Portugal (estádio ainda por designar).

A Gala Quinas de Ouro, o evento anual da FPF que homenageia os atletas que mais se destacaram na época transata, também será a transmitida pela RTP 1 e RTP Internacional. Este ano a cerimónia realiza-se em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, no dia 19 de março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.