[weglot_switcher]

FT: “Português Centeno emerge como favorito à presidência do Eurogrupo”

O prazo para a candidatura dos ministros das Finanças da zona euro à liderança do grupo termina esta quinta-feira, às 11 horas. Mário Centeno ainda não está confirmado como candidato.
  • Cristina Bernardo
30 Novembro 2017, 10h37

O ministro das Finanças português Mário Centeno será o favorito para se tornar o próximo presidente do Eurogrupo, segundo escreve o jornal britânico Financial Times. Até aqui, Centeno, que ainda não está confirmado como candidato, era visto como uma possível concorrente, mas com poucas possibilidades de ser eleito.

“Chefes de Estado de Itália, Portugal, França e Alemanha encontraram-se na noite passada à margem da cimeira da UE na Costa do Marfim, onde falaram sobre os possíveis candidatos para o lugar de líder do grupo de ministros das Finanças da zona euro”, explica o Financial Times.

“De acordo com fontes diplomáticas próximas do assunto, a candidatura de Centeno é preferida em detrimento do italiano Pier Carlo Padoan – o outro ministro de centro-esquerda na corrida. As hipóteses de Padoan foram prejudicadas pelas eleições no seu país na próxima primavera, em que corre o risco de perde a posição no governo”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.