[weglot_switcher]

Governo diz que já foram realizados 111 mil testes à Covid-19 só este mês

A ministra da Saúde garantiu esta sexta-feira que “o país está a ter, claramente, uma estratégia de testes a indivíduos sintomáticos e de rastreio a indivíduos assintomáticos, intensiva, alargada”.
  • Manuel de Almeida/Lusa
10 Julho 2020, 16h23

A ministra da Saúde reforçou esta sexta-feira que Portugal se mantém como o quinto país da União Europeia que mais realiza testes ao novo coronavírus. Entre os dias 1 de março e 9 de julho foram feitos 1 milhão e 316 mil testes e só este mês contabilizam-se cerca de 111 mil testes, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

“O país está a ter, claramente, uma estratégia de testes a indivíduos sintomáticos e de rastreio a indivíduos assintomáticos, intensiva, alargada, com a participação de vários setores da sociedade e isso é algo de que não pretendemos abdicar, em nome daquilo que é a identificação precoce de casos”, afirmou Marta Temido, em conferência de imprensa.

A governante negou que a média de testes realizados por cada mil habitantes tenha vindo a baixar desde maio. Segundo a tutela, do total de testes à Covid-19 realizados em Portugal, 6,1% foram em março, 26,4% em abril, 32,2% em maio, 26,8% em junho e este mês a percentagem situa-se já nos 8,5%.

Marta Temido adiantou ainda aos jornalistas que a a taxa de incidência da doença, nos últimos 14 dias, demonstra constância e uma ligeira redução em algumas freguesias, enquanto o número médio de novos casos por cada infetado (RT) é de 1, subiu ligeiramente.

Portugal regista um total de 45.679 casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia. Só nas últimas 24 horas mais 402 pessoas testaram positivo, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta tarde. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.646, o que corresponde a mais duas mortes em relação a ontem, na zona Centro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.