[weglot_switcher]

Governo lança app contra violência doméstica

Chama-se AppVD e foi desenvolvida para auxiliar pessoas que sofram maus-tratos domésticos.
10 Março 2017, 13h19

Chama-se AppVD – APPoio Contra a Violência Doméstica e traduz-se num guia de recursos online, concebida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), que permite pedir auxílio de forma rápida. Disponível na Play Store e na Apple Store, a aplicação é gratuita.

A aplicação, apresentada um dia após o Dia Internacional da Mulher, foi hoje lançada pelo Governo. Desenvolvida para smartphones, “concentra todos os contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vitímas de violência doméstica”.

“Pretendemos dar acesso imediato em qualquer local do país e a qualquer hora do dia”, justifica a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, citada pelo Público. Para Catarina, a aplicação é “um instrumento simples de grande eficácia” e “um meio bastante poderoso”.

Para utilizar a aplicação basta escolher um distrito e o tipo de resposta que procura. Cada região terá disponível, na plataforma, os contactos de serviços de apoio como esquadras, centros de saúde, câmaras municipais, Segurança Social e, em alguns locais, instituições. O apelo pode, ainda, ser feito através de mensagens eletrónicas ou chamadas telefónicas para as instituições, a partir da aplicação.

“Hoje em dia, os smartphones são uma ferramenta fundamental e esta aplicação surge na tentativa de adaptar respostas a esta nova realidade”, declara a secretária de Estado ao Público.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.