[weglot_switcher]

Greves dos estivadores regressam ao porto de Lisboa a partir de 13 de setembro

A Agepor critica nova paralisação e alerta que o porto da capital perdeu 37% das escalas nos últimos 15 anos.
30 Julho 2018, 18h34

O SEAL – Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística acaba de decretar mais uma greve no porto de Lisboa, a partir de 13 de setembro.

O Jornal Económico sabe que esta nova paralisação incide sobre as horas extraordinárias.

O pré-aviso de greve decreta uma paralisação no porto da capital por cerca de duas semanas.

“Lisboa perdeu 31,2% de escalas nos últimos 10 anos, perdeu 37,1% nos últimos 15 anos No panorama nacional é o porto em declínio como o demonstra o gráfico abaixo. e o que tem feito o SEAL para defender o trabalho dos seus membros? Decreta greves!”, acusa a Agepor – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, em comunicado.

A Agepor sublinha ainda que o SEAL decretou 120 pré-avisos de greve nos últimos dez anos, em que se pode constatar o declínio da carga movimentada no porto de Lisboa.

O motivo invocado pelo SEAL para esta nova paralisação é a alegada falta de liberdade sindical.

“Em Lisboa há liberdade sindical, nos outros portos é que não. Mas é também sobre a coação aos trabalhadores. Estes em Lisboa são livres de trabalhar quando o SEAL decreta uma greve. Em Lisboa não há coação sindical sobre os trabalhadores, nos outros portos é que sim”, acrescenta o referido comunicado da Agepor.

“Menos navios vão trazer trabalho mais remunerado, menos carga vai trazer mais postos de trabalho. tudo vai caminhando para menos, mas assim se assegura o futuro dos estivadores de Lisboa”, critica, de forma irónica, a direção da Agepor.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.