[weglot_switcher]

Jovens entre os 12 e os 15 anos começam hoje a ser vacinados contra a Covid-19

Segundo os dados fornecidos pela task force, foram feitos 110 mil agendamentos.
21 Agosto 2021, 10h00

Este é o primeiro de dois dedicados à vacinação de jovens entre os 12 e os 15 anos. A task force antecipa que um quarto dos jovens desta faixa etária recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a um universo de 400 mil jovens.

Segundo os dados fornecidos pela task force, foram feitos 110 mil agendamentos. Ainda assim, para todos os que não tenham realizado o agendamento, haverá a possibilidade de tomar a vacina através da modalidade “Casa Aberta”, à semelhança do que aconteceu no fim de semana passado para os jovens de 16 e 17 anos.

A modalidade “Casa Aberta”, que funciona em horários limitados, dispensa marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde.

No que respeita à toma da segunda dose, as datas também já estão definidas. A task force espera que, no fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens regressem aos centros de vacinação para ficarem totalmente inoculados contra a Covid-19, uma medida que a entidade considera importante antes de se iniciar o novo ano letivo.

O segundo fim de semana dedicado à toma da primeira dose da vacina para os jovens entre os 12 e 15 anos está marcada para 28 e 29 de agosto, estando já aberto o autoagendamento para essas datas, incluindo também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

Segundo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a decisão de alargar o processo às duas faixas etárias prendeu-se com o facto de “haver menos inscritos do que os desejados”.

“Neste momento, temos mais de 160 mil destes adolescentes inscritos. No total são cerca de 410 mil. Foi um autoagendamento, apesar de tudo, positivo, mas é preciso expandi-lo e depois haverá outras metodologias para continuar a captar estas pessoas”, disse Graça Freitas na quinta-feira, dia 19 de agosto  em entrevista à “RTP”.

No calendário definido pela ‘task-force’, a data para concluir o processo de vacinação dos jovens está fixada no dia 19 de setembro, muito perto do início do ano letivo. É nesse fim de semana que serão administradas as segundas doses do próximo “turno”.

A recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca). Na quinta-feira, o país atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a covid-19.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.613 pessoas e foram registados 1.012.125 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.