[weglot_switcher]

Mais de 50 milhões de norte-americanos já votaram nas eleições presidenciais

Os números revelam um crescente interesse na disputa entre o presidente e candidato republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, bem como o desejo de os norte-americanos em reduzir o risco de exposição à Covid-19, que já vitimou mais de 221 mil pessoas nos EUA.
23 Outubro 2020, 17h20

Mais de 50 milhões de americanos votaram nas eleições presidenciais dos EUA a 11 dias do final da campanha, um ritmo que pode levar à maior participação eleitoral em mais de um século, avançou a “Reuters” esta sexta-feira, 23 outubro.

Muitos estados optaram por expandir a votação presencial antecipada e as cédulas pelo correio antes do dia da eleição em 3 de novembro, sendo esta uma forma mais segura para votar durante a pandemia do coronavírus. Os números revelam um intenso interesse na disputa entre o presidente e candidato republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, bem como o desejo de os americanos em reduzir o risco de exposição à Covid-19, que já vitimou mais de 221 mil pessoas nos EUA.

O alto nível de votação antecipada levou Michael McDonald, professor da Universidade da Flórida que administra o Projeto Eleições dos EUA, a prever um comparecimento recorde de cerca de 150 milhões, representando 65% dos eleitores qualificados, a maior taxa desde 1908. No Texas, o índice de votação já ultrapassou 70% do comparecimento total em 2016.

O voto antecipado tem suscitado controvérsia, uma vez que Donald Trump é contra esta forma de votar. Em agosto, o candidato republicano alegou que esta forma de votação beneficiaria o seu rival, Joe Biden. O presidente americano também classificou o voto por correspondência como “fraudulento”. Apesar das criticas, especialistas asseguraram que o sistema de votação por correio está protegido contra qualquer adulteração fraudulenta.

Os norte-americanos aguardam saber quem será o próximo presidente dos EUA e embora não seja previsível quem será o vencedor, as sondagens apontam para Joe Biden. Na sondagem do New York Times/Siena College realizada entre 15 e 18 de outubro, 50% dos eleitores referiram que provavelmente vão apoiar Biden, enquanto 41% escolheram Trump. Já os dados da IBD / TIPP demonstram que o candidato democrata está à frente do candidato republicano por 2,3 pontos.

Depois do segundo e último debate presidencial, os candidatos continuarão em campanha esta sexta-feira. Donald Trump fará comícios no campo de batalha do estado da Flórida, onde mais de 4 milhões de votos já foram expressos, quase metade do total de quatro anos atrás. Biden fará um discurso no seu estado natal, Delaware, e vai abordar os seus planos para recuperação económica dos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.