[weglot_switcher]

Ministério do Ambiente avança com concurso de 40 milhões para compra de 135 autocarros sem emissões de CO2

O lançamento deste “Aviso Concurso” tem como objetivo final promover a diminuição da emissão dos gases com efeito de estufa, a melhoria da qualidade do ar e a redução dos níveis de ruído associados ao setor dos transportes, melhorando o meio ambiente e a qualidade de vida de todos, assegura o Governo.
7 Julho 2021, 09h56

Há 40 milhões de euros do Fundo de Coesão destinados ao aumento da eficiência energética nos transportes públicos, anuncia o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

O PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos lançou um “Aviso Concurso” para financiar a eficiência energética nos transportes públicos coletivos de passageiros ao nível municipal e intermunicipal em todo o território de Portugal Continental, exceto nas áreas metropolitanas.

O financiamento destina-se a investimentos “que se espera possibilitem a aquisição de pelo menos 135 novos autocarros sem quaisquer emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa, movidos exclusivamente a eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível), e à instalação de postos de abastecimento de hidrogénio e de carregamento de energia elétrica para utilização pelos veículos a adquirir”, refere o ministério.

O lançamento deste Aviso Concurso tem como objetivo final promover a diminuição da emissão dos gases com efeito de estufa, a melhoria da qualidade do ar e a redução dos níveis de ruído associados ao setor dos transportes, melhorando o meio ambiente e a qualidade de vida de todos, assegura o Governo.

Segundo esse aviso, as entidades poderão apresentar candidaturas de 7 de julho até 30 de setembro de 2021.

“Este Aviso-Concurso diferencia territorialmente a ação pública, prevendo a aplicação de um coeficiente de majoração territorial a candidaturas que abranjam municípios dos subsistemas territoriais a estruturar identificados no Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT)”, explica o comunicado do MAAC.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.