[weglot_switcher]

Mota-Engil decide aumento de capital a 7 de janeiro

A Mota-Engil já marcou a assembleia-geral extraordinária para pedir autorização para realizar um aumento de capital. A decisão tem a ver com a entrada dos chineses da CCCC no grupo da família Mota.
  • Cristina Bernardo
3 Dezembro 2020, 21h08

A Mota-Engil convocou os acionistas para uma assembleia-geral extraordinária a realizar 7 de janeiro de 2021 para pedir autorização para avançar com o aumento de capital que já tinha anunciado no âmbito do acordo entre a chinesa CCCC e a “holding” da família Mota.

Em comunicado enviado à CMVM, o grupo quer alterar um artigo dos estatutos para que o conselho de administração fique autorizado a deliberar o aumento de capital, e a definir os termos e características do mesmo.

O aumento de capital terá um montante máximo de 100 milhões de euros, destinado “a acionistas da sociedade no exercício dos respetivos direitos de preferência e demais investidores que adquiram direitos de subscrição”.

Segundo o ponto dos estatutos que se pretende alterar, “as ações representativas do aumento de capital poderão ser emitidas com ou sem prémio de emissão e conferirão direito aos lucros, reservas ou outros bens cuja distribuição seja deliberada posteriormente à sua emissão”.

A Mota-Engil já tinha revelado que a CCCC pretende aumentar a sua participação de 23% para 30%, depois de ter gasto cerca de 730 milhões de euros para entrar no capital dado grupo da família Mota.

Em tempos de pandemia, “os acionistas poderão votar por correspondência. Só serão considerados os votos por correspondência, desde que recebidos na sede da sociedade com pelo menos três dias de antecedência em relação à data da Assembleia Geral, sem prejuízo da obrigatoriedade da tempestiva prova da qualidade de acionista nos termos supra indicados.

A declaração de voto por correspondência só será admitida quando assinada pelo titular das ações ou pelo seu representante legal. Com vista a assegurar a confidencialidade do voto até ao momento da votação, a declaração de voto suprarreferida deverá ser encerrada em sobrescrito fechado, no qual deverá ser escrita a expressão “declaração de voto”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.