Neemias Queta: nasceu no Barreiro e pode ser o primeiro português a jogar na NBA

Com 19 anos e 2,11 metros de altura, o poste atua nos Utah State, no campeonato universitário do basquetebol norte-americano.

Neemias Esdras Barbosa Queta, de 19 anos poderá tornar-se no primeiro jogador português a ingressar na liga norte-americana de basquetebol (NBA).

O poste de 2,11 metros de altura joga nos Utah State no campeonato universitário de basquetebol norte-americano. ganhou uma bolsa de estudo na universidade norte-americana, com a ajuda da Next Level Sports Portugal, empresa que faz a mediação com o desporto universitário americano.

Em setembro de 2018 mudou-se para Utah com uma bolsa de estudos completa e divide o dia-a-dia entre as aulas do curso, os treinos e os jogos. O basquetebolista português está a dar nas vistas e já são várias as notícias sobre possíveis escolhas no draft (evento anual no qual as trinta equipas da NBA podem recrutar jogadores), com os Cleveland Cavaliers e os New York Knicks, como eventuais hipóteses.

No passado dia 6 de fevereiro, Neemias Queta, fez um duplo-duplo (18 pontos e 15 ressaltos), sendo decisivo na vitória dos Utah State por 82-81, sobre Fresno State. O português fez ainda quatro desarmes de lançamento, o que o colocaram como o novo recordista dos Utah State nesta categoria, com 60 ‘abafos’ esta temporada.

Neemias Queta começou a dar nas vistas nas camadas jovens do FC Barreirense, mas uma chamada à seleção de sub-18, levou a uma transferência para o Benfica. O jovem é considerado um dos mais promissores basquetebolistas da sua geração.

Recomendadas

Cristiano Ronaldo pode render 515 milhões à Juventus já esta época

O clube italiano investiu 340 milhões de euros no português para as próximas quatro temporadas, mas esse valor pode ser ultrapassado já na presente época. Tudo depende dos resultados desportivos.

Hoje há ‘Jogo Económico’. Qual o segredo do sucesso do andebol português?

Nesta edição, que poderá ser vista no site do ‘Jornal Económico’ e nas redes sociais esta sexta-feira às 20h00, Miguel Laranjeiro, presidente da Federação Portuguesa de Andebol, vem ao programa para debater o estado do andebol português com os comentadores João Marcelino e Leonardo Ralha.

PremiumMelhores jogadores de ténis do futuro vêm à terra batida do Estoril

João Zilhão, diretor do Millennium Estoril Open, explicou a aposta para atrair os “futuros número um do mundo” para um torneio que está “enquadrado” com a economia e o ténis nacional.
Comentários