[weglot_switcher]

“Neste momento, não há stress sobre o Sistema Nacional de Saúde”, garante Presidente da República

O chefe de Estado português sublinhou que “as autoridades já disseram  da sua preparação para o caso que esperemos não venha a ocorrer de ser necessário alagar a capacidade de internamentos”. Sobre o Orçamento de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa continua a defender um acordo à esquerda.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
4 Outubro 2020, 20h47

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assegurou que “neste momento, não há stress sobre o Sistema Nacional de Saúde” à margem do evento “Ciência e Inovação” a decorrer este domingo, 4 de outubro, em Lisboa.

“Há duas semanas tive oportunidade de dizer e o senhor primeiro-ministro também que se admitia a hipótese de se atingir um numero de infetados com a abertura das escolas, nomeadamente o regresso à atividade social plena, superior a mil por dia, estamos perto disso. Passados duas semanas sobre a abertura de estabelecimentos de ensino alguns, outros há um mês, os que abriram mais cedo, nós estamos em 900, em alguns dias da semana, e portanto isso significa que aquilo que eu disse na altura se aplica agora que é: as autoridades irão acompanhando”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Neste momento não há stress sobre o Sistema Nacional de Saúde no sentido em que nem nos internados, nem nos cuidados intensivos se estamos a atingir o que se chamam linhas vermelhas e muito menos linhas vermelhas em termos de óbitos”, garantiu o Presidente da República.

O chefe de Estado português sublinhou que “as autoridades já disseram  da sua preparação para o caso que esperemos não venha a ocorrer de ser necessário alagar a capacidade de internamentos”.

Este domingo, 4 de outubro, Portugal identificou mais 904 casos positivos de coronavírus, elevando o total de infeções para 79.151. Registaram-se mais 10 mortes, elevando total para 2.005. Estão contabilizados mais casos 532 ativos, subindo o valor total para 26.939, segundo o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS). O sábado, foi considerado o terceiro dia com mais casos, desde a chegada da pandemia, com mais 963 casos e 12 mortes.

Sobre o Orçamento de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda que “com a aproximação para o orçamento para 2020 eu disse que o que era natural era um acordo entre  o partido do Governo e os partidos que tinham feito acordo naquela altura, acordo não direi de legislatura, mas mais estável em 2015 e achava que isso é que era natural, portanto um acordo com os partidos à esquerda do Partido Socialista, continuo a achar isso”. “Vamos ver se é possível concretizar”, completa.

Quanto ao Tribunal de Contas realizar uma auditoria ao Novo Banco, Marcelo Rebelo de Sousa frisou ser “um tema do Orçamento para 2021 , será um tema que a assembleia da republica debaterá à parte autonomamente até porque existe, salvo erro, legislação sobre essa matéria, é um problema que se colocará”.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.