[weglot_switcher]

Sete municípios do interior de Portugal criam Rede Itinerante Cultural

Esta ‘Rede Interior’ tem como objetivo desenvolver uma programação artística e cultural integrada no território constituído pelos municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia, com o intuito de promover e valorizar o património histórico-cultural e sensibilizar a comunidade a participar ativamente na afirmação destes territórios.
10 Abril 2021, 20h30

Sete municípios do interior de Portugal uniram-se para criar uma rede virtual de promoção de eventos culturais e do respetivo património histórico-cultural, estando prevista a realização de dezenas de espetáculos a partir de junho.

“Será entre castelos, anfiteatros ao ar livre, jardins, escadarias, teatros, praças e largos em Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia que a companhia profissional da Covilhã – ASTA, juntamente com estes sete municípios, leva à cena dezenas de espetáculos de dança, teatro e artes circenses. Paralelamente, será ainda criada uma Rede Interior Virtual de visitação itinerante aos espaços patrimoniais dos sete municípios, através de visitas com recurso à realidade aumentada”, anuncia um comunicado da organização desta iniciativa.

Segundo o documento, “esta ‘Rede Interior’ tem como objetivo desenvolver uma programação artística e cultural integrada no território constituído pelos municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia, com o intuito de promover e valorizar o património histórico-cultural e sensibilizar a comunidade a participar ativamente na afirmação destes territórios”.

Com a coordenação da ASTA – Teatro e Outras Artes, as comunidades locais são convidadas a participar nesta Rede Cultural do Interior. “As apresentações de teatro, dança e circo contemporâneo terão lugar em dois dias consecutivos por forma a contribuir para a oferta, animação cultural da região, o aumento dos fluxos turísticos e, consequente, tempo de permanência de quem visita os territórios”, defendem os promotores desta rede.

“Os projetos artísticos vão ao encontro da identidade, a cultura e a história do território ‘Rede Interior’, demonstrando o que une e o que diferencia os sete municípios desta rede cultural. Ao longo de 18 meses, serão apresentados 14 espetáculos, itinerantes e propagadores da identidade, do património natural e cultural do território, catalisadores da participação da comunidade local”, adianta o referido comunicado.

De acordo com os seus responsáveis, “esta é uma rede cultural diferenciadora não só pelo cariz itinerante dos espetáculos na criação de iniciativas culturais fortemente ligadas ao território, mas também pelo seu cariz social de apoio e capacitação dos agentes de cultura locais, que há muito se debatem com os constrangimentos da crise pandémica”.

“A dinamização destas iniciativas culturais está intimamente relacionada com os ativos patrimoniais distintivos do território, contribuindo para a formulação e implementação de iniciativas vocacionadas para a conservação e proteção do património, mas também constituem um veículo para a promoção da região e para a diferenciação desta, num contexto de competitividade territorial”, garantem os organizadores desta iniciativa, acrescentando que no período de cinco dias que antecede os espetáculos em cadam unicípio, serão dinamizadas sessões teatrais abertas a todos; pessoas com problemas de inclusão social, desempregados, idosos e minorias étnicas”.

“Será incentivada a participação direta da comunidade de forma a alavancar os laços sociais e comunitários que foram afetados com o isolamento social”, garantem os organizadores deste projeto, adiantando que, “em todos os locais, serão aplicados os princípios legais e as diretrizes da Direção-Geral de Saúde (DGS) referentes aos espetáculos de natureza artística nomeadamente, distanciamento físico, higienização das mãos com postos móveis, utilização de máscara e controlo de lotação”.

Além desta Rede de Artes Performativas será ainda criada uma Rede Interior Virtual de visitação itinerante aos espaços patrimoniais dos sete municípios, através de visitas com recurso à realidade aumentada.

“O objetivo será acrescentar uma valorização turística dos territórios da rede, oferecendo uma atividade alternativa às tradicionais formas de apresentação das visitas guiadas e encenadas, realizadas de forma presencial, permitindo ao turista a visita ao território de uma forma autónoma e ‘fora de horas’, o que torna a ação mais aliciante, tendo em conta o atual contexto de pandemia e os aspetos de saúde pública”, assinalam os responsáveis da iniciativa.

O Projeto Rede Interior tem como entidade líder executora a ASTA – Teatro e Outras Artes, e como entidades parceiras não executoras, os municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia.

É um projeto cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.