[weglot_switcher]

O que é isso da “portugalidade irreverente”?

A portugalidade irreverente é o mote da parceria agora celebrada entre o Chef Vítor Sobral e a Casa Mendes Gonçalves, a pensar no desenvolvimento de referências na alimentação do futuro.
  • Ricardo Ferreira, Diretor Geral Casa Mendes Gonçalves; Chef Vítor Sobral e Chef Miguel Silva, Project Manager & Marketing Grupo Vítor Sobral
2 Abril 2024, 15h28

“Portugalidade irreverente” é o mote da parceria estratégica celebrada entre o Chef Vítor Sobral e a Casa Mendes Gonçalves, sediada na Golegã, com o objetivo de valorizar a cozinha portuguesa e agilizar o desenvolvimento de produtos e receitas mais inovadoras e sustentáveis. Na base desta colaboração e como elemento comum aos dois parceiros está a “portugalidade irreverente que os caracteriza”, como sublinham em comunicado.

A pensar no médio prazo, pretende-se assim combinar a vasta experiência e o conhecimento comprovado do Chef Vítor Sobral com a tradição, qualidade e ambição da Casa Mendes Gonçalves de ser uma referência na alimentação do futuro. No fundo, trata-se de colocar o know-how da equipa técnica liderada pelo Chef, na vertente de consultoria especializada, ao serviço do desenvolvimento gastronómico das várias marcas do universo Casa Mendes Gonçalves, entre as quais a Paladin e a Peninsular.

O principal objetivo é criar novos produtos e aprimorar os já existentes, mas não só. Paralelamente, haverá espaço para promover iniciativas abertas à comunidade, como workshops ou sessões de showcooking, onde os participantes poderão aprofundar o seu conhecimento culinário e aventurar-se na experimentação e combinação de novos aromas, sabores e texturas.

Para Carlos Mendes Gonçalves, Fundador e CEO da Casa Mendes Gonçalves, é não só um voto de confiança no trabalho de Vítor Sobral, como também um sinal de profundo reconhecimento pelo trabalho que o Chef tem vindo a fazer através da sua “abordagem harmoniosa e contemporânea na criação de pratos e a valorização dos sabores portugueses”. Razões de peso para que Vítor Sobral seja “o parceiro ideal para impulsionar a inovação gastronómica das marcas Paladin e Peninsular”. O responsável salienta ainda que estão “confiantes de que a sua experiência e criatividade contribuirão significativamente para continuarmos a surpreender os nossos consumidores e a responder aos desafios de reinventar a alimentação do futuro, em que a sustentabilidade é um fator determinante”.

Já na opinião do Chef Vítor Sobral, “esta parceria centra-se na portugalidade, nos sabores da gastronomia portuguesa que é extremamente rica e diversificada. Influenciou e foi influenciada pela nossa presença nos cinco continentes o que a torna única”, salienta, antes de destacar “um elemento comum que une todas as regiões, os sabores”. Com esta parceria com a Casa Mendes Gonçalves – que se quer afirmar como uma referência na alimentação do futuro –, realça Vítor Sobral, “pretendemos chegar à mesa dos consumidores, e proporcionar-lhes com os nossos produtos, uma experiência que se torne singular”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.