[weglot_switcher]

‘Task force’ suspende modalidade de casa aberta na vacinação por falta de vacinas da Janssen

A suspensão foi anunciada depois de o Infarmed anunciar que iria suspender um lote de vacinas da marca Janssen durante o processo de averiguações em Mafra, o que provocou uma redução nas vacinas disponíveis.
  • Vasco Célio/Lusa
15 Julho 2021, 11h19

A ‘task force’ para a vacinação anunciou hoje que decidiu suspender a modalidade de casa aberta durante o processo de averiguações do Infarmed depois das alegadas reações adversas à vacina da Janssen.

“Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de junho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, modalidade “casa aberta”. Esta será retomada logo que possível”, anunciou o grupo de trabalho esta quinta-feira, 15 de julho.

Na quarta-feira à noite, o Infarmed veio a público anunciar que iria suspender um lote de vacinas da Jannsen durante um processo de averiguações devidos aos alegados casos em Mafra.

“No seguimento dos casos de reações adversas (síncope), notificados com a vacina da Janssen, no CVC de Mafra, o Infarmed informa que não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado”,  disse o Infarmed.

Por síncope, o Infarmed refere-se a perda de consciência súbita e breve, seguida de restabelecimento espontâneo.

“O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como, suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas”, de acordo com a autoridade do medicamento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.