[weglot_switcher]

Taxa de desemprego continua a diminuir e fixa-se em 6,1% no terceiro trimestre

A taxa de desemprego no terceiro trimestre foi superior à média portuguesa em cinco regiões do país: Região Autónoma dos Açores, Alentejo, Região Autónoma da Madeira, Norte e na Área Metropolitana de Lisboa.
  • Hugo Correia/Reuters
6 Novembro 2019, 11h34

A taxa de desemprego tem vindo a cair, e os dados do terceiro trimestre indicam que a taxa de desemprego em Portugal atingiu os 6,1%, sendo este o valor mais baixo desde 2011, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira, 6 de novembro.

Segundo as estimativas do INE, a população desempregada diminuiu 1,5% para 323,4 mil cidadãos, em comparação com o trimestre anterior e caiu 8,3% relativamente ao trimestre homólogo do ano passado. A população empregada, por sua vez, verificou um acréscimo de 0,6% relativamente ao segundo trimestre e um crescimento homólogo de 0,9%.

A taxa de desemprego nos jovens situou-se em 17,9%, tendo apresentado uma diminuição de 0,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e um decréscimo de 2,1 pontos percentuais em comparação com o trimestre homólogo. A taxa de atividade dos homens, que se fixou em 64,9%, foi superior à das mulheres em 10,2 pontos percentuais, sendo que esta última se situou em 54,7%.

A taxa de desemprego no terceiro trimestre foi superior à média portuguesa em cinco regiões do país. Na Região Autónoma dos Açores situou-se em 7,3%, no Alentejo fixou-se em 7%, enquanto na Região Autónoma da Madeira ficou em 6,9%. Na região Norte, a taxa de desemprego fixou-se em 6,6% e na Área Metropolitana de Lisboa em 6,4%.

A taxa de desemprego no Algarve e na região Centro fixaram-se em 5,3% e 4,8%, respetivamente, ficando abaixo da média portuguesa de desemprego.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.