[weglot_switcher]

União Europeia produziu mais de três mil milhões de litros de gelado em 2019

A Alemanha é o principal produtor desta sobremesa. No ano passado, os 27 Estados-membros exportaram 222 mil toneladas de gelados para países fora do bloco europeu, no valor total de 723 milhões de euros, segundo o Eurostat.
20 Agosto 2020, 10h33

Os países da União Europeia (UE) produziram mais de três mil milhões de litros de gelado só em 2019, o que corresponde a um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Entre os 27 Estados-membro, a Alemanha foi o principal produtor de gelados (635 milhões de litros), seguindo-se a Itália (554 milhões de litros) e logo depois a França (451 milhões de litros, segundo os últimos dados disponíveis).

Segundo o Eurostat, no ano passado os Estados-membros da UE exportaram 222 mil toneladas de gelados para países fora da comunidade única, no valor total de 723 milhões de euros. Quanto às importações desta sobremesa, de países fora da UE, ascenderam a 82 mil toneladas, num valor total de 180 milhões de euros.

A França, apesar de não ser o maior produtor de gelados da UE, foi o país que mais exportou, com um total de 55 mil toneladas em 2019, o que representa 25% do total das exportações de gelado para países fora da UE. Segue-se os País Baixos (35 mil toneladas), Alemanha (29 mil toneladas), Itália (18 mil toneladas) e Espanha (16 mil toneladas), de acordo com o documento divulgado esta quinta-feira pelo gabinete de estatísticas europeu.

O principal destino desta sobremesa típica de verão é o Reino Unido. Ao todo, os países da União Europeia exportaram para ‘Terras de Sua Majestade’ 128 mil toneladas, que representam 58% do total das exportações de gelados para país fora da UE. Suíça (12 mil toneladas) e China (7 mil toneladas) foram outros dos principais destinos na lista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.