[weglot_switcher]

Veja aqui como será o metro de Lisboa em 2022

Duas novas estações e uma linha circular. Conheça os planos de expansão do metro de Lisboa, apresentados esta segunda-feira.
  • Rafael Marchante/Reuters
8 Maio 2017, 11h45

Santos e Estrela são as duas novas estações de metro previstas para a expansão da rede de metropolitano em Lisboa até 2022. Vão ser adicionadas à linha verde, fazendo assim com que a circulação se torne circular. O plano de desenvolvimento operacional da rede apresentado esta segunda-feira pelo ministro do Ambiente prevê de 216 milhões de euros.

Atualmente, a linha verde do metro de Lisboa liga Telheiras ao Cais do Sodré, sendo que a estação de Santos vai segui-se à do Cais do Sodré e a ficar localizada junto ao edifício dos Bombeiros Sapadores de Lisboa. Já a estação da Estrela ficará entre Santos e Telheiras, localizada na Calçada da Estrela, junto à basílica.

Além das duas novas estações, está prevista a aquisição de 33 novas carruagens, o que significa um investimento de 50 milhões de euros. Os comboios vão passar a circular na linha verde com seis carruagens a partir de julho, mas a estação de Arroios será encerrada para obras de ampliação.

Ainda não há data, mas os planos do Governo para futuras alterações incluem um prolongamento da linha vermelha com novas estações em Campo de Ourique e Amoreiras. No entanto, estas obras envolvem um investimento de 186,7 milhões de euros e não há, neste momento, viabilidade financeira.

A nova configuração será assim:

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.