Vem aí um outono quente: temperaturas podem aproximar-se dos 40 graus

Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo para este fim-de-semana.

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 podendo aproximar-se dos 40º nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), em declarações à Lusa.

Tavares sublinha que a estação vai começar com temperaturas bastante elevadas para esta altura do ano. “Para os próximos dias vai haver alguma alteração. Vamos ter uma subida de temperatura já no sábado, com algum significado, entre 02 a 04 graus Celsius das máximas, o que já levou o IPMA a emitir aviso amarelo de tempo quente”, acrescentou.

Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo para este fim-de-semana. “Estes distritos já têm aviso amarelo e é provável que, à medida que nos aproximamos do fim de semana, o IPMA os estenda a mais distritos. No domingo e na segunda-feira vamos ter novas subidas da temperatura máxima”, indicou Tavares.

O meteorologista assegura que as temperaturas vão subir até segunda-feira e a partir de terça-feira começam a descer gradualmente. “Segunda-feira prevê-se que seja o dia mais quente com máximas a aproximarem-se dos 40 graus no interior do Alentejo, Vale do Tejo e na Beira Baixa [entre os 35 e os 40]. De resto em todo o território vão estar valores acima dos 30 graus. Uma situação de tempo quente nesta altura do ano”, disse.

Ricardo Tavares explicou que “esta não é uma situação anormal”, mas as temperaturas “estão bastante acima da média para esta altura do ano”.

 

Ler mais
Relacionadas

Incêndios: Vinte concelhos de sete distritos em risco máximo

Vinte concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Guarda, Bragança e Faro apresentam quinta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Doze concelhos em risco máximo de incêndio

Em risco de incêndio estão os concelhos de Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Proença-a-Nova, Vila Velha do Ródão (Castelo Branco), Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Trancoso (Guarda), Freixo de Espada à Cinta (Bragança), Penedono, Sernancelhe, Tarouca (Viseu).

Temperaturas chegam aos 30º este fim de semana

A capital portuguesa vai registar 31º de máxima no sábado e domingo. Na zona do Alentejo, as temperaturas vão variar entre os 32º e 33º.
Recomendadas

Noruega aprova plano de extração de cobre no Ártico, ”um dos projetos industriais mais nocivos ao ambiente”

Acredita-se que até 66 milhões de toneladas de minério de cobre estejam subterradas no solo em Kvalsund, em Finnmark, a região mais setentrional da Europa, no interior do Círculo Polar Ártico.

Catástrofes naturais custam à economia mundial 650 mil milhões. EUA responsável por dois terços do valor

Segundo a consultora Morgan Stanley, os Estados Unidos suportam grande parte dos custos, totalizando 415 mil milhões de dólares, ou seja, 0,66% do PIB norte-americano.

Colapso da barragem em Brumadinho contaminou pelo menos 305km de rio

Pelo menos 305 quilómetros do rio Paraopeba, no sudeste do Brasil, foram contaminados após a rutura da barragem em Brumadinho que causou 166 mortos e 155 desaparecidos, segundo um relatório divulgado por uma organização não-governamental.
Comentários