[weglot_switcher]

Vem aí um outono quente: temperaturas podem aproximar-se dos 40 graus

Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo para este fim-de-semana.
21 Setembro 2018, 16h32

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 podendo aproximar-se dos 40º nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), em declarações à Lusa.

Tavares sublinha que a estação vai começar com temperaturas bastante elevadas para esta altura do ano. “Para os próximos dias vai haver alguma alteração. Vamos ter uma subida de temperatura já no sábado, com algum significado, entre 02 a 04 graus Celsius das máximas, o que já levou o IPMA a emitir aviso amarelo de tempo quente”, acrescentou.

Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo para este fim-de-semana. “Estes distritos já têm aviso amarelo e é provável que, à medida que nos aproximamos do fim de semana, o IPMA os estenda a mais distritos. No domingo e na segunda-feira vamos ter novas subidas da temperatura máxima”, indicou Tavares.

O meteorologista assegura que as temperaturas vão subir até segunda-feira e a partir de terça-feira começam a descer gradualmente. “Segunda-feira prevê-se que seja o dia mais quente com máximas a aproximarem-se dos 40 graus no interior do Alentejo, Vale do Tejo e na Beira Baixa [entre os 35 e os 40]. De resto em todo o território vão estar valores acima dos 30 graus. Uma situação de tempo quente nesta altura do ano”, disse.

Ricardo Tavares explicou que “esta não é uma situação anormal”, mas as temperaturas “estão bastante acima da média para esta altura do ano”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.