[weglot_switcher]

Viajar no tempo a bordo do Comboio Histórico do Vouga

A contagem decrescente para as últimas viagens no Comboio Histórico do Vouga este verão já começou. Junte a família ou um grupo de amigos e embarque numa tarde sobre carris.
  • Rafael Marchante/Reuters
11 Agosto 2021, 17h50

 

Se quiser chegar mais cedo à estação de Aveiro, vai descobrir que as suas paredes são uma festa para o olhar e um convite para uma primeira viagem. Na fachada exterior, há todo um festival de figuras: desde pescadores a tricanas, peixeiras e moliceiros, a tudo o que esteja relacionado com a identidade da região.

Os azulejos são originais e são obra da Fonte Nova, a mais reputada das fábricas de Aveiro. Estão assinados por Francisco Pereira e Licínio Pinto, dois artistas de renome da época. Falamos nos anos 1915 a 1920, quando o trabalho foi executado

Entretanto é hora de entrar na estação e seguir para a plataforma onde o Comboio Histórico do Vouga o aguarda para outra viagem por paisagens marcantes ao longo do Vale do Vouga. Aliás, a linha do Vouga guarda memórias particularmente atribuladas.

É constituída por dois troços, mas apenas um se mantém ativo – aquele que vai ser percorrido neste passeio entre Aveiro e Macinhata do Vouga. No entanto, e apesar de terem começado a estudar diversos traçados a partir de 1877, foi preciso esperar pela passagem do século para se inaugurar o primeiro troço, em 1908.

Depois, foi preciso esperar pela mudança da monarquia para a República para o comboio chegar a Viseu, em 1914, e, por fim, para que a linha começasse a ser explorada, foi ainda preciso esperar pelo fim da Primeira Guerra Mundial. E a data que entrou para história foi 1919.

Uma outra curiosidade do historial da Companhia do Vale do Vouga é a construção, aquando da escassez de combustíveis na Segunda Guerra Mundial, de automotoras nacionais de via estreita, a partir de autocarros Panhard. Com um ganho de tempo em relação aos comboios puxados a vapor.

Mas isso foi noutros tempos. Hoje em dia, o passeio na única linha de via estreita em operação em Portugal faz-se suavemente, a bordo de uma das cinco carruagens de início do século XX, rebocadas pela histórica locomotiva diesel 9004. Na viagem de ida, poderá visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e, na viagem de regresso, o tempo de paragem permite visitar calmamente o centro histórico de Águeda.

Aponte já as últimas datas para viajar no Comboio Histórico do Vouga este verão: 14, 28 de agosto e 11 de setembro, com partida de Aveiro às 13h40 e chegada às 19h07.

Os bilhetes podem ser comprados na bilheteira online da CP. Ida e volta para adulto custa 30,00 euros; criança (4 a 12 anos inclusive) 16,50 euros e os grupos (maior ou igual a 10 pessoas) 26,50 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.