[weglot_switcher]

Ómicron poderá ser dominante no Reino Unido dentro de semanas

Segundo o especialista em doenças infeciosas Paul Hunter, no Reino Unido, existem quatro vezes mais casos da Ómicron do que o oficialmente confirmado.
  • Londres, Reino Unido
6 Dezembro 2021, 15h41

A Ómicron pode tornar-se a variante dominante no Reino Unido dentro de semanas, diz o especialista em doenças infeciosas Paul Hunter, citado pela “BBC” esta segunda-feira, 6 de dezembro.

Segundo estima o especialista já existam mais de mil casos – quatro vezes mais do que o oficialmente confirmado. Esta segunda-feira foram identificados em “West Midlands” três casos da nova variante e ao todo existem, no Reino Unido, mais de 200 casos confirmados da Omicron, de acordo com a Agência de Saúde e Segurança do Reino Unido.

Em França existe a mesma perspetiva, de que a Ómicron poderá tornar-se a variante dominante. A 2 de dezembro o assessor do governo francês, Jean-François Delfraissy disse, de acordo com a “Reuters”, que: “Devemos ver um aumento progressivo da variante Ómicron, que assumirá o lugar da Delta”.

Por sua vez, em Portugal a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) considerou que Ómicron poderia vir a substituir a variante Delta que se tornou dominante em relação a todas as outras quer a nível nacional, quer a nível mundial.

Apesar da limitada informação que ainda existe sobre a Ómicron, o vice-presidente da ANMSP, Gustavo Tato Borges, confessou ao Jornal Económico, que “esta é uma variante que irá provavelmente substituir a Delta no panorama epidemiológico mundial se não for possível fazer nada concertado a nível global para impedir a sua disseminação”. Em Portugal atualmente existem 34 casos da Ómicron.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.