[weglot_switcher]

Alunos de Fafe ganham concurso europeu de literacia financeira

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), em 2018, o EMQ é uma competição que pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos.
29 Março 2024, 17h00

Os alunos da Escola Básica de Arões Santa Cristina, do Agrupamento de Escolas de Fafe, no distrito de Braga, foram os vencedores nacionais do concurso de literacia financeira – European Money Quiz – que em Portugal é promovido pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Os dois alunos do 9º ano vão agora representar Portugal na final europeia, em Bruxelas, nos dias 18 e 19 de abril.

A edição deste ano do European Money Quiz atingiu números recorde em Portugal, segundo a APB que acrescenta que mais de 60 escolas a nível nacional e mais de 5 mil alunos do 3º ciclo entraram na maior competição europeia de literacia financeira e puseram à prova os seus conhecimentos em áreas como o crédito, poupança, meios de pagamento, inflação, entre outros.

“A Final Nacional, que juntou mais de 100 concorrentes, apurados em 60 escolas, pode ser revista no canal de Youtube da APB”, revela a associação.

Na prova nacional, os alunos tiveram que responder a perguntas sobre taxas de juro, risco, investimento, segurança online, tendo sido as questões de cálculo matemático aquelas onde revelaram maior dificuldade, explica a APB.

Este ano, o 2º lugar foi para o Agrupamento de Escolas de Pombal, tendo o Agrupamento de Escolas de Rio Tinto alcançado o 3º lugar do pódio.

“O Enzo e o Luís vão agora voar até Bruxelas para a finalíssima europeia, onde irão enfrentar os vencedores de outros 25 países e tentar trazer para Portugal o titulo de campeões europeus”, refere a APB.

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), em 2018, o EMQ é uma competição que pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos.

Pelo sétimo ano consecutivo, a APB, que é membro da EBF, associa-se a esta iniciativa que só em Portugal já colocou mais de 15 mil alunos a jogar o quiz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.