[weglot_switcher]

Bison Bank substitui Pedro Cardoso por Bian Fang

O grupo Bison decidiu pôr Pedro Cardoso no Bison Capital Group onde vai ficar responsável pela área internacional. Isto depois de retirar o nome do gestor português da lista que estava no Banco de Portugal para avaliação e adequação.
18 Janeiro 2019, 09h51

Depois de hoje o Jornal Económico, na sua edição em papel, ter noticiado que o Bison Bank retirou o pedido de Pedro Cardoso para CEO do Banco de Portugal onde estava em avaliação por haver o risco de chumbo no processo de fit & proper, o banco emitiu um comunicado onde confirma o envio de um novo CEO ao regulador bancário.

“O Bison Bank informa que o seu acionista decidiu propor Bian Fang como CEO do banco, estando a nomeação sujeita à respetiva aprovação do regulador”, lê-se no comunicado do banco.

O Bison Bank diz que “esta decisão deve-se aos crescentes desafios e complexidades inerentes à ligação entre a China e Europa no sector financeiro, em especial na área da banca de investimento e gestão de patrimónios”.

Pedro Cardoso, segundo revela o Jornal Económico de hoje, vai passar para o board da casa-mãe Bison Capital e vai ficar responsável pela área internacional do Grupo. Recorde-se que a Bison Capital (que tem sede em Hong-Kong) comprou recentemente um banco em Moçambique.

“O acionista decidiu igualmente nomear Pedro Oliveira Cardoso como responsável da área internacional do Bison Financial Group que opera em várias jurisdições”, lê-se na nota.

O novo CEO Bian Fang “é um experiente banqueiro com um curriculum de mais de 30 anos na banca de investimento e gestão de patrimónios entre Pequim, Hong Kong e Londres”, diz o banco de investimento português.

“Estamos confiantes que estas nomeações são de um enorme valor acrescentado para o grupo que conta agora ao mais alto nível com a enorme experiência de dois reputadissimos profissionais da banca”, conclui o ex-Banif Banco de Investimento.

Pedro Cardoso, que vem do BNU Macau, tinha sido nomeado CEO do banco que foi comprado em julho do ano passado pelos chineses da Bison Capital. Mas a auditoria às contas da CGD feita pela EY apontou uma série de operações que trouxeram perdas para o banco e apanha os mandatos em que Pedro Cardoso era administrador do banco do Estado. Essa circunstância impediu que o Banco de Portugal desse luz verde no âmbito do processo de fit & proper que estava a decorrer. Perante os atrasos à autorização e o risco de chumbo a Bison decidiu retirar o nome de Pedro Cardoso e avançar com o nome de Bian Fang.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.